A importância econômica do Turismo foi o tema do almoço-debate realizado pelo LIDE (Grupo de Líderes Empresariais) de Santa Catarina, hoje, 29 de junho, na capital. O palestrante foi o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, com o tema “O Turismo como elemento de integração na América do Sul”. O secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, foi um dos debatedores, na companhia do vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, e da secretária de Turismo de Florianópolis, Zena Becker, além do presidente do LIDE SC, Wilfredo Gomes e o diretor de Turismo do grupo, Nicolas Peluffo.
Lummertz destacou que, conforme levantamento do Ministério do Turismo, Santa Catarina é o quinto estado que mais recebe turistas internacionais, com cerca de 175 mil visitantes/ano. “O turismo não pode mais ser visto como coadjuvante na economia”, afirmou.
O secretário Filipe Mello enfatizou a proposta do atual ministro do Turismo, Henrique Alves, em criar as Áreas de Interesse Turístico, com o intuito de fomentar as atividades turísticas de forma sustentável e dentro dos padrões de conservação. “O turismo é aliado do meio ambiente. Não é possível que a simples reforma de um píer não seja aceita judicialmente pelos órgãos de fiscalização ambiental”, completou.
Asom-SOL
48 3665 7456
Foto: Jeferson Baldo