A- A A+

Hoje é o último dia do Florianópolis Audiovisual do Mercosul (FAM), evento que acontece no Centro de Cultura e Eventos da UFSC e que conta com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, por meio do Funcultural. Integrando a programação, às 12h30, os curtas preferidos pelo público ontem, Sem Coração, de Nara Normande e Tião, e Viagem na Chuva, de Wesley Rodrigues, serão exibidos na última Sessão Itapema, às 12h30, na Sala Laranjeiras.

À tarde, às 15 horas, Fernando Epstein, diretor da Rede de Salas Digitais Mercosul, fala num painel específico sobre esse tema, na Sala Goiabeira. Epstein coordena a Programadora Regional, encarregada da circulação de conteúdos audiovisuais produzidos na região dentro do Programa Mercosul Audiovisual. Entre as atividades está a instalação de 30 salas digitais de cinema nos países membros. O Programa Mercosul Audiovisual faz parte Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (Recam).

O DOC-FAM, às 16h30, traz Naturaleza Moderna, de Craig Daniel Leon, uma coprodução Equador, Brasil e Estados Unidos que discute como alimentar 10 bilhões de pessoas que o planeta pode ter em 2050. O que os transgênicos farão com o mundo? A produção orgânica conseguirá dar conta dessa tarefa? É a estreia do filme no Brasil, que participou do Festival de Cannes e traz entrevistas com personalidades como Noam Chomsky e Vandana Shiva nos cinco continentes para falar das soluções e problemas para alimentar os 10 bilhões de habitantes previstos no mundo em 2050.

Como tem sido nas últimas edições, a Mostra de Longas Mercosul encerra o FAM com dois filmes. O primeiro é Um filme francês, de Cavi Borges (Brasil), às 18 horas, uma homenagem ao cinema francês.

Em seguida o FAM homenageia o cineasta Zelito Vianna, que dirigiu mais de 50 filmes e foi produtor quase todos os filmes de Cacá Diegues, Eduardo Coutinho, Glauber Rocha e Walter Lima Junior.

A aguardada cerimônia de premiação e encerramento começa às 20 horas, com a entrega do Troféu Panvision e premiações em diversas categorias.

Entre as sessões da noite, os músicos Ryan Rocha e UBrother, do Inabstemio, animam o hall do Centro de Eventos com muita percussão.

Por fim, tudo termina em clima de celebração, com a exibição às 21 horas de El 5 de Talleres, de Adrián Biniez (Argentina/Uruguai), sobre um jogador de futebol em crise com sua aposentadoria.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa FAM

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito