O Ministro do Turismo, Henrique Alves, e o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz cumpriram agenda em Florianópolis nesta segunda-feira, 15 de junho. Depois de um almoço com o governador Raimundo Colombo, com o secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello e com outras autoridades, os representantes do Turismo Nacional visitaram o Centro de Eventos de Canasvieiras, cuja obra está em fase final.
À tarde, Alves e Lummertz estiveram na Assembleia Legislativa para uma reunião com a Comissão de Turismo e Meio Ambiente. “Precisamos ocupar as primeiras cadeiras na agenda econômica do país. Em tempos de crise, não há segmento tão forte e capaz de gerar tanto emprego e renda como o turismo”, afirmou o ministro.
Henrique Alves também falou sobre dois importantes projetos para impulsionar o turismo no Brasil. Um deles é a criação de Áreas Especiais de Interesse Turístico, com leis específicas, acabando com a insegurança jurídica para atrair investidores. Outra medida mencionada pelo ministro é a facilitação de vistos para que pessoas de outros países possam acompanhar as Olimpíadas de 2016.
O secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, aproveitou a visita dos representantes do turismo nacional para solicitar apoio ao projeto de fortalecimento do enoturismo como forma promoção turística na temporada de inverno. “Queremos que a Embratur adquira e divulgue os vinhos catarinenses, a exemplo do que já faz com os vinhos da Serra Gaúcha”, afirmou. O secretário também chamou a atenção para o projeto de levantamento hidrográfico das baías norte e sul, bem como pediu o apoio financeiro para a reestruturação do píer de Canasvieiras, no Norte da Ilha - ferramentas para viabilizar a vinda de cruzeiros para a Florianópolis.
Ascom/SOL
48 3665 7436
Foto: Eduardo Bridi