Terça-feira, dia 9 de junho, é dia de Sessão Jovem na 14ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis - evento que conta com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. A Sessão Jovem acontece no auditório da Fiesc, às 9h e às 14h, cada um com uma seleção de curtas-metragens diferente.
Pela manhã serão seis filmes, entre os quais está “Marina não vai a praia”, uma ficção do mineiro Cássio Pereira dos Santos, que conta a história de Marina, uma garota com Síndrome de Down, que deseja conhecer o mar. Impedida de viajar com sua irmã, ela busca outros caminhos para realizar seu sonho.
Outro filme da Sessão Jovem é “A Visita”, do diretor carioca Leandro Corinto, que estará na segunda sessão, com mais cinco filmes, às 14h. No curta-metragem de oito minutos, que aborda a diversidade sexual, Matheus enfim receberá a visita de seu verdadeiro pai, que foi morar no exterior quando ele era muito pequeno. “A sociedade está mudando e os filmes que estão na Mostra refletem isso”, observa a diretora geral da Mostra, Luiza Lins. A Sessão Jovem é realizada pela Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis como uma forma de contemplar as crianças que passaram pelo festival nos seus 14 anos de existência. “O nosso público cresce e queremos acompanhar ”, afirma Luiza.
Bate-papo sobre animação
Depois da Sessão Jovem, às 18h30, acontecerá o bate-papo Imagem & Som – Produção de Animação, uma parceria entre o núcleo de animação e games do Senai e o maestro da FIESC, no auditório da FIESC. A entrada é gratuita.
PROGRAMAÇÃO
Sessão Jovem, parceria com o Projeto FIESC Indústria & Cultura
9h
Sessão Jovem 1, 60 min, +12
Marina não vai à praia (de Cássio Pereira dos Santos, ficção, MG, 2014, 17min)
3 temas para 60 janelas (de Jackson Abacatu, animação, MG, 2014, 5min)
Cadente (de Diego Lopes e Claudio Bitencourt, ficção, PR, 2015, 16min)
Tum tum – Som de batuque (de Bruno Martins, documentário, BA/SP, 2014, 3min)
Dream catchers (de Gabriel Freire, animação, SP, 2014, 6min)
O mar de Teresa (de Dilea Frate, experimental, RJ, 2014, 13min)
14h
Sessão Jovem 2, 61 min, +12
Azul da cor do mar (de Pedro Mendes, ficção, SP, 2014, 14min)
Abraço de urso (de Almir Correia, animação, PR, 2015, 6min)
Tum tum – Som de batuque (de Bruno Martins, documentário, BA/SP, 2014, 3min)
Clara e a lua (de Beatriz Hermanson Pomar, ficção, SP, 2014, 18min)
Guida (de Rosana Urbes, animação, SP, 2014, 12min)
A visita (de Leandro Corinto, ficção, RJ, 2014, 8min)
18h30min
Imagem & Som – Produção de Animação
Bate-papo sobre a parceria entre o núcleo de animação e games do Senai e o maestro da FIESC.
(Auditório Egon Freitag-FIESC. Rod. Admar Gonzaga, 2765, Itacorubi)
Fonte: Assessoria de Comunicação Mostra de Cinema Infantil
Foto: A visita (divulgação)