A- A A+

Representantes da Epagri Rio do Sul, da Associação Acolhida na Colônia e da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte realizaram na terça-feira, 2 de junho, uma visita técnica a três propriedades rurais que integram um grupo de 12 famílias interessadas em apresentar um projeto estruturante para o programa SC Rural.

Por meio do Fundo de Investimento Sustentável (FIS), vinculado ao SC, as famílias podem obter apoio financiamento de até 50% do valor do investimento, sem a necessidade de devolução. “Durante a visita foi possível discutir a ideia do projeto e propor alguns ajustes. O próximo passo será redigir a manifestação de interesse do grupo em participar do SC Rural”, explica o analista de turismo da SOL, Edgar Tramontim.

A família Heiber, em Rio do Sul, que já desenvolve ações de turismo pedagógico, quer aprimorar a estrutura existente com a criação de ovelhas. No sítio, os agricultores já trabalham com o cultivo de hortaliças e frutas orgânicas, com diferencial para os morangos sem agrotóxico, criação de gado, porcos, galinhas e codornas, e também dispõe de área de lazer aberta à visitação.

No município de Agrolândia, a família Will quer ampliar a estrutura de hospedagem, com a construção de um chalé, e com isso atrair mais visitantes ao Pesque Pague de Trutas Will, negócio familiar que garante a manutenção da propriedade.

Em Vidal Ramos o grupo visitou o sítio Chapéu do Sol, onde já há um restaurante colonial, mas a família gostaria de fazer melhorias no local para torná-lo mais atrativo. Assim como essas três famílias, as demais integrantes do grupo planejam fazer alguma melhoria que possa contribuir na sustentabilidade e manutenção da propriedade.

SC Rural

O SC Rural foi instituído em 2010, a partir de uma parceria do Governo do Estado com o Banco Mundial, para investir em projetos estruturantes que tenham viabilidade econômica, ambiental e social para fortalecer a agricultura familiar.

A SOL é um dos órgãos de governo envolvidos na execução do programa, com enfoque no turismo rural, promovendo ações de capacitação de jovens e elaboração de roteiros turísticos da agricultura familiar. No caso dos projetos estruturantes, a responsável pela execução é a Epagri e a SOL atua como parceira.

 

 

Carla Coloniese

SOL/ASCOM

Fotos: Edgar Tramontim e Joanna Pellizzetti

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito