Uma comitiva canadense visitou a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) na manhã desta quarta-feira, 3 de junho. O grupo é oriundo da província de Prince Edward Island e foi recepcionado pelo secretário-adjunto, Jaime Mora, e por uma equipe técnica da SOL. O encontro serviu para estreitar relações entre os dois estados e dar continuidade a um acordo de cooperação firmado em 2013 por ambas as partes.
Fizeram parte da comitiva o vice-presidente da ACOA (Atlantic Canada Opportunities Agency), Patrick Dorsey, a diretora da ACOA, Patti-Sue Lee, a oficial de desenvolvimento de exportação, Sheri Lee McKenna e ainda Paulo Barnewitz Orlandi, do Consulado Geral do Canadá em Porto Alegre. A ACOA é a agência governamental que trabalha na criação de oportunidades para as quatro províncias canadenses localizadas na costa atlântica.
Um dos aspectos apontados pelos canadenses durante a conversa foi a semelhança entre a Ilha de Santa Catarina e a de Prince Edward. Ambas destacam-se a presença das fazendas marinhas e o potencial para o turismo. Na ilha canadense, a pesca é baseada na captura de atum, lagosta e caranguejo gigante. A equipe relembrou ainda que o cultivo de ostras da região catarinense tem a marca da cooperação com o Canadá, já que foi iniciado há mais de 30 anos com tecnologia de produção canadense.
Patrick comentou ainda que, entre junho e setembro, durante a temporada de verão, a região recebe inúmeros turistas da Costa Oeste norte-americana e também do Japão, fazendo com que a população da ilha ultrapasse 1 milhão de habitantes. Nessa época, a província ainda promove um festival gastronômico, que tem como foco os frutos do mar. O turismo de experiências é outro destaque apresentado pelos membros da agência, que busca promover a cultura local e oferecer uma experiência autêntica no país.
Entre as propostas de cooperação estão o início do intercâmbio de alunos e professores de turismo, hotelaria e gastronomia, para promover o treinamento técnico e ainda oferecer conhecimentos de língua estrangeira. Tanto Canadá quanto Santa Catarina possuem instituições com cursos de turismo e gastronomia similares: O Instituto Federal, em Florianópolis e o Holland College, na ilha de Prince Edward. Outra ideia é iniciar estudos para o estabelecimento de parcerias público-privadas. A equipe técnica de ambos os estados se propôs a identificar parceiros para iniciar as atividades de um grupo de trabalho nesse sentido.
As analistas de relações internacionais da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Ariane Nakamura e Juliana Wüst Panceri acompanharam a visita da comitiva na SOL, juntamente com a diretora do setor de Políticas Integradas do Lazer (PDIL), Simone Machado.
SOL/Ascom
Ana Paula Flores
Fotos: Eduardo Bridi