As atividades de capacitação em Turismo Rural na Agricultura Familiar (TRAF), realizadas pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) entre setembro de 2014 e abril de 2015, dentro das metas do programa SC Rural, contaram com a participação de cerca de 300 jovens agricultores.
Uma síntese das ações foi apresentada durante a reunião realizada em Florianópolis, nesta segunda-feira (01), com a equipe da SOL e a empresa Delos, contratada via licitação para auxiliar nas capacitações. No período, foram promovidos 12 encontros, cinco deles executados pela SOL e sete pela Delos, nas cidades de Chapecó, Videira, Itajaí, Florianópolis, Araranguá, Tubarão, São Joaquim, Campos Novos, Canoinhas, Concórdia, Agronômica e São Miguel do Oeste.
O TRAF corresponde a um dos módulos do curso de Liderança, Gestão e Empreendedorismo, desenvolvido pela Epagri, em regime de alternância, combinando aulas expositivas e práticas, além de visitas técnicas a propriedades onde o turismo rural está estruturado ou em fase de implementação.
Outras dez capacitações estão programadas para 2015, entre julho e outubro. Para viabilizá-las, a SOL lançará nos próximos dias o edital para contratação de consultoria especializada.
SOL/ASCOM
Foto: Eduardo Bridi