Os integrantes do Núcleo Estadual de Integração e Desenvolvimento da Região da Faixa de Fronteira de Santa Catarina (NFSC), realizaram reunião ordinária em Quilombo, nesta quinta-feira (28), para apresentar o trabalho de revisão dos objetivos estratégicos e específicos de cada área do Plano de Desenvolvimento e Integração Fronteiriço (PDIF/SC), realizado em 2014 pelos membros das câmaras temáticas.
Quem representou a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), que integra a Câmara Técnica dessas três áreas, foi a servidora Ariane Nakamura, analista de relações internacionais, vinculada à diretoria de Políticas Integradas do Lazer.
Entre os objetivos estratégicos e específicos apresentados pela Câmara Técnica de Turismo, Cultura e Esporte do PDIF/SC está a aprovação e implementação do Sistema Estadual de Cultura, o levantamento de informações e indicadores culturais da região e implementação do intercâmbio cultural com os países vizinhos. Também, aperfeiçoar os serviços receptivos e qualificar os sistemas de informações ao turista, além da estruturação do segmento turismo de aventura e a promoção do turismo rural e de bem estar.
Ainda em relação ao turismo, a Câmara Técnica elencou a necessidade de roteiros integrando eventos e a qualificação dos recursos humanos na área de atendimento e gerenciamento. A Câmara também manifestou interesse em contribuir com o projeto de ampliação e internacionalização do Aeroporto Serafim Bertaso, de Chapecó, e na melhoria da infraestrutura de acesso.
Projeto Goio Ên Em Ação
A analista de turismo Greyce Hanashiro representou a diretoria de Políticas Integradas do Lazer da SOL no encontro do Projeto Goio Ên Em Ação. Ela proferiu uma palestra sobre “Turismo como oportunidade”, em consonância com o objetivo da Secretaria no PDIF, de estimular a população em relação ao turismo como promotor do desenvolvimento e gerador de emprego e renda.
Goio Ên é um distrito do município de Chapecó com potencial para o desenvolvimento de atividades turísticas, especialmente pela presença do Rio Uruguai. A localidade teve importante papel na história e economia regional no período conhecido como Ciclo da Madeira. Pelo Porto de Goio Ên escoava a madeira extraída da região. Também foi, por muito tempo, a ligação entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul através das balsas de transporte de pessoas e veículos.
O projeto Goio Ên Em Ação busca sensibilizar a comunidade sobre o potencial turístico da localidade, estimular o desenvolvimento de novos empreendimentos, capacitar os já existentes, além da criação de um grupo de trabalho para planejar e executar ações em prol ao turismo local.
SOL/ASCOM