A- A A+

Com a presença do secretário Estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, representando o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, do presidente da ABIH Nacional, Enrico Fermi Torquato, representantes da Embratur, da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, da Fecomércio e da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Santa Catarina, a solenidade de abertura oficial do Encatho & Exprotel iniciou com discurso do diretor-presidente da ABIH-SC Santa Catarina, Samuel Koch.

 

“O tema escolhido para este ano foi Tecnologia na Hotelaria, pois adaptar-se ao novo consumidor, cada vez mais conectado, que busca informação, compara e compartilha experiências antes de consumir é o novo desafio da hotelaria”, destacou Koch em seu discurso, após agradecer a presença de todos e enaltecer a participação dos expositores.

O presidente da ABIH Nacional começou seu discurso anunciando que seria o último evento à frente da entidade e fez um balanço do período em que ocupou o cargo. Enalteceu o Encatho & Exprotel, por se manter durante tanto tempo “A ABIH-SC realiza esse evento há 29 anos e só uma entidade com grande representatividade é capaz desse grande feito”.

Filipe Mello destacou a valorização do turismo interno devido à alta do dólar e que este pode ser uma alavanca para a economia. “A valorização da moeda norte-americana traz também maior competitividade ao turismo para estrangeiros. E isso confirma um cenário positivo”.

Durante a cerimônia, a ABIH-SC assinou um termo de parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e com o Instituto Internacional de Inovação com o objetivo de promover a inclusão social de jovens e adultos por meio da qualificação profissional no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O termo consiste em mapear as vagas disponíveis no setor de hotelaria relacionadas à TIC, divulgar as oportunidades junto aos integrantes da ABIH-SC, e capacitar a mão-de-obra hoteleira que possua o perfil para atuar com as ferramentas tecnológicas.

Simpósio de Governança e Manutenção Hoteleira

A quarta-feira foi de muito aprendizado, com palestras, cases e painéis voltados à tecnologia, operação e pessoas. Com o auditório lotado de hoteleiros, gerentes, governantas, camareiras e equipe de manutenção e recepção, o presidente do Instituto Rennove, Márcio Schultz, iniciou o dia mostrando a importância de saber lidar com as emoções quando se quer autorealização no trabalho em equipe. Ele apresentou um quadro de situações em que as emoções são responsáveis pelo vínculo e identificação do indivíduo à função.

Em seguida Cesar Hunhoff, proprietário da Lava Sul Higienização Têxtil, apresentou um case com a demonstração real do ciclo ideal da rouparia focando os aspectos da tecnologia no processo de lavação e suas implicações. De acordo com o executivo, é muito importante selecionar bem o fornecedor de enxoval para que o produto tenha uma durabilidade maior e também dar atenção especial ao manuseio do enxoval, assim como ao processo de higienização da roupa de cama. “Esse processo inicia no momento em que a camareira retira o material do apartamento do empreendimento”, defendeu.

Outro case foi apresentado pelo Hotel Jaraguá Real de Joaçaba, que mostrou seu projeto de sustentabilidade na prática, envolvendo desde a economia até a utilização da tecnologia para minimizar impactos da operação no meio ambiente, e destacou como todos os envolvidos podem ser beneficiados e valorizados.

A consultora Carla Trindade explanou sobre como conduzir a gestão hoteleira para transformar um grupo em equipe, e apresentou exemplos reais da implantação de planejamentos em governança hoteleira. “Quando damos segurança operacional aos funcionários a gente consegue essa harmonia da equipe”, explicou ao enfatizar como o treinamento influencia no retorno que o hotel terá do hóspede.

Ana Karina Lessa, especialista em Gestão de Qualidade, trouxe uma abordagem dos paralelos e interdependência da governança e da manutenção. E o gerente de infraestrutura do Hotel Il Campanário, Paulo Correa, apresentou um case especial abordando o trabalho de manutenção no empreendimento.

Tony Correia encerrou o dia com uma palestra envolvente sobre a arte de comunicar desenvolvendo a criatividade, o improviso e a inovação no mundo corporativo.

Feira aberta à visitação pública

Este ano, a feira de produtos e serviços para hotelaria é aberta ao público, com entrada gratuita, das 13h às 21h. Uma oportunidade única para a comunidade conhecer ou adquirir uma variedade de produtos de marcas consagradas - que abastecem os meios de hospedagem - para a própria residência, com descontos exclusivos.

O local reúne lançamentos, novidades para o mercado na área de cama, mesa, banho, decoração, arquitetura, tecnologia, segurança, comunicação, higiene e limpeza, alimentos e bebidas, máquinas e equipamentos, entidades representativas, entre outros itens.

O empresário José Amilton, do Hotel Dsindra, de Balneário Camboriú/SC, participa do evento anualmente, sempre em busca de novidades. “Vim participar das palestras da manhã e aproveitar a tarde para adquirir um novo sistema de reservas e inovar os 210 apartamentos do meu hotel com uma linha completa de amenities”, afirmou Amilton.

O Encatho & Exprotel 2015 é reduto de negócios, grande possibilidade de se atualizar profissionalmente, interagir e trocar informações com novos parceiros de negócios e conhecer novos fornecedores.

 

Workshop SEBRAE

Uma das novidades do evento, nesta edição, é o Espaço SEBRAE. O local, montado para atender empresários, foi reduto de muitas discussões, troca de informações e questionamentos, sobre temas como sustentabilidade, gestão e vendas. No primeiro Workshop “Como aumentar a eficiência energética em tempos de crise”, os palestrantes Renato Simão, Eduardo Fernandes e Guilherme Camargo apresentaram de uma forma geral como reduzir gastos de energia  em todas as esferas (industrial, comercial e residencial), incorporando ações, tecnologias e gestão de economia.

Como os empreendimentos são energeticamente? Como devem ser no futuro? O que fazer para chegar lá? Estas foram algumas das principais discussões e abordagens do espaço que esteve sempre lotado. “A interação foi tão grande que excedemos nosso tempo. Muita curiosidade, troca de informações, pessoas querendo tirar todas as dúvidas. Uma pena que foi tão curto o tempo”, enfatizou Renato Simão. “O espaço apenas nos permitiu dar um norte aos empresários, explicar por onde iniciar”, concluiu Guilherme Camargo. Ambos afirmaram que o projeto superou as expectativas de público.

O espaço foi criado como uma forma de aproximar pequenos e médios empresários de soluções e tecnologias através do SEBRAETEC. Para o consultor do SEBRAE, Fábio Souza, o espaço apresenta as ferramentas que, posteriormente, podem ser acessadas de forma individual ou coletiva, neste último, reunindo um grupo de pessoas com os mesmos interesses e necessidades. “A equipe de consultores do SEBRAE monta um briefing e realiza a cotação com algumas empresas, podendo ainda, financiar até 80% do projeto”, explica Souza.

Degustação no Espaço Senac

O Senac está com um espaço gastronômico, onde estão sendo apresentadas duas videoaulas de receitas por dia. Nessa quarta-feira, houve degustação de doguinhos da OMA e espetinhos de bolinho de carne com cerveja preta. Durante a feira, 30 pessoas são sorteadas para assistir a cada aula e degustar os pratos.

 

SERVIÇO

 

O que: ENCATHO & EXPROTEL - Maior encontro de hoteleiros do Sul do Brasil

Quando: De 26 a 29 de maio

Onde: Centro de Convenções de Florianópolis – CentroSul

Mais informações sobre venda de stands: ABIH-SC (48) 3222-8492 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Inscrições e programação: www.encatho.com.br


Fonte: Assessoria de Comunicação Encatho e Exprotel

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito