A- A A+

Duas integrantes de uma comitiva da Suécia participaram na manhã de sexta-feira, 22 de maio, de uma visita à aldeia indígena do Morro dos Cavalos, em Palhoça. As analistas de relações internacionais da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Ariane Nakamura e Juliana Wüst acompanharam a dupla, formada pela coordenadora de Desenvolvimento Regional de Cultura do estado Vastra Gotaland, Ylva Gustafsson, e pela artista plástica Ulla Gabrielsson no roteiro programado.

Foto: Ariane Nakamura

Assim que chegaram na aldeia, onde vivem 38 famílias da etnia Mbyá Guarani, elas puderam conhecer as instalações da Escola indígena Itaty. Crianças integrantes do Coral Tape Mirim apresentaram diversas músicas da cultura guarani à comitiva. A escola oferece os Ensinos Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) para cerca de 60 alunos de forma bilíngue, em guarani e em português. Pintura, oficinas, saídas de campo e música compõem a prática pedagógica da instituição. Além da escola, o grupo visitou a casa de reza, onde são realizados os rituais. A confecção de artesanato com bambu, principal fonte de renda dos índios, também foi mostrada aos visitantes.

A comitiva está em Santa Catarina visitando espaços culturais e instituições governamentais que atuam no setor cultural desde o dia 12 de maio. Eles retornam à Suécia no domingo, dia 24 de maio.

alt

Foto: Juliana Wüst


ASCOM-SOL
Ana Paula Flores
3665-7426

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito