A- A A+

O Conselho Estadual de Cultura (CEC) acaba de indicar o “Grupo Catumbi de Itapocu” para a Ordem do Mérito Cultural 2015. A condecoração é outorgada pelo Ministério da Cultura a personalidades, órgãos e entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, como reconhecimento por suas contribuições à Cultura brasileira. A homenagem é feita anualmente em comemoração ao Dia Nacional da Cultura (5 de novembro).

alt

 

As indicações devem ser feitas até 30 de maio e serão avaliadas pelo Conselho da OMC, formada pelo ministro Juca Ferreira e ainda pelos ministros da Educação, de Relações Exteriores e da Ciência, Tecnologia e Inovação, além de uma comissão técnica nomeada pelo MinC.


O CEC encaminhou ainda à Fundação Catarinense de Cultura (FCC) uma recomendação de proteção do Grupo como patrimônio cultural imaterial do Estado. A sugestão é que FCC realize estudos técnicos para a salvaguarda do grupo, de modo que essa prática cultural continue sendo transmitida de geração em geração como elemento da sua identidade.


O “Catumbi de Itapocu” surgiu por volta de 1854, em um reduto de escravos libertos, na comunidade de Itapocu, localizada no município de Araquari, no norte do estado. Após a criação da Irmandade Nossa Senhora do Rosário, em 1856, naquela comunidade, o Catumbi foi integrado ao calendário religioso. O Catumbi configura-se como um exemplo de resistência da cultura negra em Santa Catarina.

 

Mais informações:

Secretaria do Conselho

3664-2600

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito