A reunião realizada nesta terça-feira (12), na Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, marcou o encerramento da gestão 2013-2015 do Conselho Estadual de Turismo.

Ivan Cascaes, que presidiu o colegiado nesse período, destacou as principais ações empreendidas pelo grupo, como reuniões itinerantes realizadas em diferentes regiões turísticas do estado. “Foram seis encontros e todos muito produtivos. Tivemos a oportunidade de conhecer de perto os atrativos turísticos e as potencialidades de cada região visitada”, disse.
A indicação de novos membros para o biênio 2015-2017 deve ocorrer ainda no mês de maio.
Geoparque
Durante a reunião, o projeto de criação do Geoparque Caminhos dos Canyons do Sul foi apresentado aos conselheiros. O projeto é a principal bandeira região Caminho dos Canyons e da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), representada na ocasião pelo seu presidente, Antônio de Fáveri e a coordenadora de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, Cristiane Biléssimo e Sung Chen da 22ª SDR.
A criação do Geoparque precisa da chancela da Unesco, responsável pela Rede Global de Geoparques. A proposta vem sendo discutida desde 2007 e alguns requisitos já foram atendidos, porém outras demandas ainda precisam ser atendidas para que Santa Catarina abrigue o segundo geoparque do Brasil (o primeiro fica no Ceará).
Também estavam presentes o prefeito de Praia Grande, Valcir Daros, o secretário municipal de Turismo, Adelírio Monteiro Santos e as diretoras de Turismo, Joice Aguiar, e de Cultura, Claudete Lima.
SOL/ASCOM
Foto: Saul Oliveira