Uma comitiva da Suécia está em Santa Catarina visitando espaços culturais e instituições governamentais que atuam no setor cultural. O grupo foi atraído pela grande variedade de culturas em Santa Catarina, decorrentes da colonização do estado por 23 etnias. O grupo sueco busca por parceiros internacionais para realização de mostras e apresentações culturais, além da troca de experiências sobre políticas para a cultura.
A possibilidade de intercâmbio com Santa Catarina motivou a visita. “A existência de diversos grupos artísticos e espaços culturais no estado nos chamou a atenção, por isso viemos conhecer de perto os modelos de gestão da cultura de Santa Catarina, que nos parecem muito interessantes”, afirmou a coordenadora de Desenvolvimento Regional de Cultura do estado Vastra Gotaland (Suécia), Ylva Gustafsson.
Nesta terça-feira, 12, o grupo foi recebido pelo secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, e técnicos da secretaria. Foi uma oportunidade para troca de informações sobre a cultura do estado e do país europeu. Nos próximos dias, uma proposta de agenda conjunta com ações culturais será entregue ao grupo. “O documento será elaborado a partir das ações elencadas pelos próprios suecos após as visitas aos museus e aos espaços culturais catarinenses”, explica o secretário.
Ainda na tarde desta terça-feira, o grupo esteve na Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e nos espaços do Centro Integrado de Cultura. Nesta quarta, 13, estão previstas visitas à Assembleia Legislativa e Udesc. Na quinta, 14, o grupo conhecerá o Museu Nacional do Mar e a Escola do Teatro Bolshoi. Na sexta, 15, os suecos participam da abertura da Bienal Brasileira de Design e cumprirão agenda na mostra “Out of the Woods”, exposição de design sueco que integra a Bienal Brasileira de Design, no Museu da Escola Catarinense.
Foto: Marcio Martins, FCC
Ascom/SOL
48 3665 7436