A- A A+

Em uma reunião realizada no Centreventos Cau Hansen, na manhã desta quarta-feira (17/09), entre a equipe técnica da Fesporte, integradores esportivos e dirigentes municipais que se encontram em Joinville, nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, a Fesporte expôs suas propostas de alterações do regulamento geral dos JASC, Joguinhos e Olesc, para 2009. A nova redação será entregue ao Conselho Estadual de Desportos (CED) para análise e aprovação.

 

Entre os assuntos discutidos está, por exemplo, a inclusão da modalidade de Caratê na OLESC, bem como a inclusão como modalidade provisória do Taekwondo nos Jogos Abertos. O Taekwondo já será disputado nos JASC de 2008 como modalidade de apresentação. Sobre a alteração de idade dos Joguinhos e Olesc, a Fesporte ratificou sua decisão de manter o que já havia sido aprovado anteriormente, com o limite de idade dos  Joguinhos de 17 anos e da Olesc 15 anos, valendo a partir de 2009.

Outro assunto apresentado aos dirigentes trata da convocação de atletas de outros municípios, aumentando de 2 para 4 as convocações, sendo estas abertas para as 12 etapas classificatórias e os quatro regionais, valendo apenas para os JASC.

Já no item que abre à participação de atletas de outros estados (de acordo com a população do município) prevalece o que diz o artigo 42 do regulamento, sendo que a data limite de inscrição que era até 30 de junho, passaria a ser 30 de setembro, mas esta alteração só seria válida a partir de 2010.

Segundo a diretora de esportes da Fesporte, Lilian de Fátima Pinto, as discussões com os dirigentes municipais, sobre propostas de mudanças, iniciaram no Joguinhos do ano passado, em Chapecó, e se estenderam ainda durante todo o ano de 2008 até os regionais dos Joguinhos. 

A proposta com maior repercussão foi a do limite de idade, que conseguiu anuência de 89% dos municípios consultados através de questionário. Segundo Lílian, alguns municípios de maior porte se posicionaram contra, mas a maioria deu apoio total à idéia.

Para a inclusão de atletas de outros estados nas modalidades coletivas foi apresentada uma tabela que contempla os municípios com mais de 50 mil habitantes com dois reforços; municípios entre 50 e 25 mil podem trazer três atletas; os menores de 25 mil habitantes poderão incluir até quatro atletas por equipe.

A nova redação do Regulamento Geral dos eventos da Fesporte será entregue ao CED no início do mês de outubro para que os conselheiros discutam e aprovem.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito