A região Caminho dos Canyons sediou, nos dias 27 e 28 de abril, a primeira reunião técnica com a equipe da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL). Realizado em Araranguá, o encontro reuniu em gestores municipais de turismo, cultura e esporte para promover a aproximação e o diálogo, além de debater as prioridades regionais nas três áreas de atuação da SOL.
A abertura do evento, na manhã de segunda-feira, no Caverá Country Clube, teve a participação de prefeitos, vices ou representantes dos 15 municípios do Caminho dos Canyons. A recepção foi coordenada pelo presidente da Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), Antonio de Fáveri, prefeito de Jacinto Machado.
O secretário-adjunto da SOL, Jaime Mora, destacou a necessidade de prover investimentos no turismo, na cultura e no esporte de forma integrada e planejada, tendo em vista a capacidade de interação dessas áreas. Ele também citou números que confirmam que o turismo é uma força produtiva do estado com potencial para crescer ainda mais. “Hoje essa atividade já responde por 15% do PIB [Produto Interno Bruto] de Santa Catarina e gera muitos empregos”, acrescentou.
Geoparque
Para a região, a prioridade é a criação do Geoparque Caminhos dos Canyons do Sul, que precisa da chancela da Unesco, responsável pela Rede Global de Geoparques. A proposta vem sendo discutida desde 2007 e alguns requisitos já foram atendidos, porém outras demandas ainda precisam ser atendidas para que Santa Catarina abrigue o segundo geoparque do Brasil (o primeiro fica no Ceará).
O presidente da Amesc reiterou o pedido de apoio à SOL para a evolução do projeto Geoparque. O restante da programação, realizada na sede da Amesc, foi direcionada às equipes técnicas das prefeituras responsáveis pelas ações de turismo, cultura e esporte, com a participação da diretora de Políticas Integradas do Lazer (Pdil) da SOL, Simone Machado, a diretora de Projetos Estruturantes, Ana Paula Cardozo, e a diretora do Seitec, Gyslaine Ruiz, que explanaram sobre as respectivas diretorias e esclarecem dúvidas.
Tendo em vista que a região dispõe de vários balneários, a coordenadora nacional do Bandeira Azul, Leana Bernardi, foi convidada para fazer uma apresentação sobre o funcionamento do programa, que emite uma certificação ambiental para praias e marinas. Para obter a bandeira, as praias inscritas precisam desenvolver diversas ações de cunho socioambiental.
Integram a região Caminho dos Canyons os municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Ermo, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Passo de Torres, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Sombrio, Timbé do Sul e Turvo.
A próxima reunião técnica está marcada para o dia 6 de maio, em Itajaí, com os municípios da região Costa Verde e Mar.
Carla Coloniese
SOL/Ascom