A- A A+

Jovens agricultores da região de Rio do Sul participaram da primeira capacitação em Turismo Rural na Agricultura Familiar (TRAF) de 2015, realizada entre os dias 13 e 15 de abril, no Centro de Treinamento da Epagri em Agronômica. O trabalho é viabilizado por vários setores da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina (SOL), dentro das metas do Programa SC Rural. Até o final do ano outros onze encontros acontecerão no estado.

O TRAF corresponde a um dos módulos do curso de Liderança, Gestão e Empreendedorismo, desenvolvido pela Epagri, em regime de alternância. Durante os três dias aulas expositivas e práticas foram abordados temas como segmentação turística, interface com outras atividades agrícolas, inovação e empreededorismo no campo.

O programa também incluiu visitas técnicas em três propriedades do município de Aurora que integram a Acolhida na Colônia, associação de famílias de agricultores que tem como proposta valorizar o modo de vida no campo através do agroturismo ecológico.

“Na parte prática, os participantes têm a oportunidade de conhecer as iniciativas já estruturadas e em pleno funcionamento. Isso serve de estímulo para que levem adiante a proposta de desenvolver projetos similares nas suas comunidades de origem”, acrescenta do analista técnico da SOL, Edgar Tramontim.

SC Rural

As ações do SC Rural, que tem apoio financeiro do Banco Mundial, são executadas de maneira conjunta pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, de Desenvolvimento Econômico Sustentável, de Infraestrutura e de Turismo, Cultura e Esporte, Epagri, Cidasc, Fatma, Polícia Militar Ambiental, em parceria com as prefeituras. A participação da SOL tem enfoque na promoção de ações de capacitação de jovens no turismo rural e na elaboração de roteiros turísticos da agricultura familiar.


Carla Coloniese

SOL/ASCOM

Fotos feitas pelo grupo

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito