A Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) sediou nesta sexta-feira (13) uma reunião técnica das instâncias de governança. Participam do evento representantes das instâncias e de associações de municípios das 10 regiões turísticas de Santa Catarina.
A abertura foi realizada no período da manhã, com a fala do secretário estadual, Filipe Mello, que destacou a importância de se projetar o macrodesenvolvimento para o turismo em 2015. Em sua fala ele ainda pontuou a meta de imprimir uma nova dinâmica às relações entre a pasta e as regiões: “Precisamos concretizar as ações regionalizadas com parâmetros e propósitos claros”, declarou.
Gean Loureiro, presidente da comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa (Alesc), esteve presente no evento e garantiu que permanece à disposição de todos para discutir ações diferenciadas para o setor.
Calendário de visitas
Em seguida, a Diretora de Políticas Integradas do Lazer (PDIL), Simone Machado, apresentou um calendário de visitas às 10 regiões do estado, por meio das quais a equipe pretende estreitar as relações com as instâncias e traçar um plano de ação para os próximos anos.
Ainda fizeram uso da palavra na cerimônia de abertura o conselheiro do Conselho Estadual de Turismo, Tarcísio Schmidtt e o presidente da região Grande Oeste, Rodrigo Conci, representando todas as instâncias presentes.
O principal objetivo do encontro é coletar dados sobre a atuação dessas organizações nas regiões e definir as demandas prioritárias para 2015. A ideia principal é alinhar ações com as regiões e formatar um planejamento para este ano.
No período da tarde cada representante apresentou seu histórico de atuação, prioridades e dificuldades. Para a representante da região Caminho dos Canyons, Cristiane Biléssimo, para o desenvolvimento turístico regionalizado é indispensável a soma de esforços entre o poder público, entidades e iniciativa privada. "A experiência que vivenciamos na nossa região nos mostra que este é o único caminho", salientou. Nos municípios dessa região a elaboração dos Planos Municipais de Turismo já está em curso e o caso será tomado como referência pela equipe da SOL.
Outras regiões já dispõem de roteiros turísticos estruturados, como é a caso da região Caminho dos Príncipes, que envolve 15 municípios. Segundo a presidente da Instância, Rosicler Dedekind, entre as opções estão o turismo cultural, rural e de aventura. Há, contudo, desafios a serem superados por algumas instâncias que encontram dificuldades para a articulação regional. Algumas lideranças citaram, por exemplos, a dificuldade de mobilização das prefeituras para planejar ações integradas de turismo.
A Instância de Governança Regional é uma organização com participação do poder público e dos atores privados dos municípios componentes das regiões turísticas, com o papel de coordenar o Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil em âmbito regional. Essas Instâncias podem assumir estrutura e caráter jurídico diferenciados, sob a forma de fóruns, conselhos, associações, comitês, consórcio ou outro tipo de colegiado.
Mais informações:
ASCOM/SOL
3665-7436