A- A A+

Blumenau e região se preparam para mais um Festival Brasileiro da Cerveja, que acontece entre os dias 11 e 14 de março, no Parque Vila Germânica. Um panorama do evento e a intrínseca relação da cerveja na cultura germânica foram apresentados, nesta terça-feira (24), ao Conselho Estadual de Turismo pelo secretário de Turismo de Blumenau, Ricardo Stodieck (foto), também membro do colegiado.

Foto: Saul Oliveira/SOL/ASCOM

De acordo com ele, o Festival, já consolidado no calendário do município, ratifica o título atribuído à cidade de “Capital Brasileira da Cerveja”. Considerado o maior evento técnico cervejeiro da América do Sul, vem sendo aprimorado a cada edição para atender as expectativas do público e acompanhar o crescente interesse de expositores. Neste ano, são esperadas 35 mil pessoas em quatro dias de evento, superando a marca de 30 mil registrada em 2014.

Em 2015, os estandes foram redimensionados e redistribuídos nos setores 1 e 2 da Vila Germânica para facilitar a circulação de pessoas e o acesso aos produtos. Mesmo com ampliação e reformulação do espaço físico, cerca de 70 expositores interessados em participar não conseguiram vaga. Procura expressiva também pelo Concurso Brasileiro de Cervejas, realizado durante o Festival, que recebeu a inscrição de 870 rótulos, de cerca de 180 fabricantes.

Além do movimentar a economia de Blumenau e região (os meios de hospedagem em estão quase lotados), acrescenta Stodieck, o Festival é vitrine para as microcervejarias catarinenses, segmento que cresce acompanhando uma tendência mundial.

O secretário explanou também sobre outras ações que estão em curso no município com foco no fortalecimento do turismo, especialmente para superar os desafios impostos pela sazonalidade. No ano passado a Secretaria firmou parceria com o Senac Restaurante-Escola para a reformulação do cardápio da Oktoberfest, com o objetivo de valorizar e fortalecer a gastronomia típica da região. Outra ação prevista é o treinamento das equipes dos restaurantes para que saibam oferecer ao turista o tipo de cerveja que harmoniza com o prato escolhido pelo cliente, associando as duas referências gastronômicas do Vale Europeu. Outros dois contratos foram firmados com o Senac para a elaboração do Plano Municipal de Turismo e do Roteiro da Cerveja.

A reunião do Conselho Estadual de Turismo foi realizada na sede da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, em Florianópolis.

 

Carla Coloniese

SOL/ASCOM

(48) 3665 7436

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito