O Secretário Adjunto de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Jaime Mora, participou na tarde desta sexta feira, 19, da abertura da 1ª Vitrine Religiosa, em Nova Trento. O evento pretende fortalecer, em âmbito nacional, o turismo religioso em Santa Catarina promovendo os destinos turísticos catarinenses e a produção religiosa. Até domingo, dia 22, são esperados mais de 10 mil visitantes no Santuário Santa Paulina.
A Vitrine incluiu um congresso sobre o tema e uma feira de produtos e roteiros turísticos. A SOL mantém um estande no local para divulgar as ações do Estado e das cidades que compõem o Grupo de Trabalho de Turismo Religioso, que envolve 11 cidades da região.
Para o Secretário Adjunto, o evento representa um marco, já que é uma ação concreta resultado da união de esforços dos integrantes do GT, em conjunto com a consultoria do Sebrae. Além de Jaime, participam do evento a Diretora de Políticas Integradas do Lazer, Simone Machado, a Gerente de Políticas do Turismo, Gisela Ribeiro e a turismóloga do setor, Luana Emmendoerfer.
A diretora do santuário, Irmã Anna Tomelin, em sua fala na abertura, afirmou que o evento é um espaço da revelação do potencial das pessoas que trabalham no anonimato, colaborando no desenvolvimento de suas realidades: “Que possamos valorizar todos os produtos apresentados nesta feira, o esforço e o empenho de muitas pessoas”, destacou.
Pela manhã a programação do congresso debateu os desafios desse segmento turístico. O destaque ficou com o secretário nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Vinicius Lummertz. Em sua fala ele destacou a importância do setor religioso, que, de acordo com pesquisas do Ministério, registra mais de 17 milhões de viagens por ano.
Outros palestrantes que fizeram parte da programação foram: Paulo César da Silva, diretor da Mark Travel, agenagência especializada em viagens desse tipo; Ruben Moyono, secretário de Turismo de Campo Mourão (PR), Allan Claumann, coordenador de projetos turísticos do Sebrae e o reitor do Seminário de Santa Paulina, Padre André Borges da Silva.
Reunião do GT
Os integrantes do Grupo de Trabalho (GT) de Turismo Religioso reuniram-se para um almoço durante a realização da 1ª Vitrine Religiosa. Uma das principais pautas do encontro foi a tramitação na Assembleia do Projeto de Lei que incentiva o desenvolvimento do setor no Estado. Formado por representantes de 11 cidades catarinenses, o GT pretende encaminhar alterações e melhorias ao projeto buscando a consolidação das rotas turísticas já existentes. O grupo integra a política de segmentação turística da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL).
Mais informações:
Ana Paula Flores
Ascom Sol
3665-7436