A- A A+

O secretario de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Filipe Mello, participou da reunião do Conselho Estadual de Turismo, realizada nesta terça-feira (10) em Florianópolis. Ele aproveitou a oportunidade para dialogar com os conselheiros e fortalecer a aproximação com o trade turístico. Mello falou sobre seus projetos e intenções para 2015, como a batalha junto aos órgãos ambientais para fortalecer o turismo de forma sustentável e em conformidade com a legislação.

alt

Fotos: Saul Oliveira/SOL/ASCOM

Segundo o secretário, um encontro com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma) deve acontecer em breve para que uma ação institucional e coletiva seja elaborada. A intenção é que esse documento tenha efeito jurídico, especialmente quanto a ocupação da orla nas praias de Santa Catarina e a visitação dos parques ambientais.

O assunto foi levantado após uma apresentação do diretor da Habitasul, Carlos Leite, mostrando algumas situações  (imagens aéreas) de desordenamento em praias de Florianópolis e questionando ações judiciais que proíbem atividades que fomentam o turismo, como aquelas promovidas por beach clubs. “Temos que agir de forma conjunta e em conformidade de diálogo. A Secretaria do Patrimônio da União (SPU) tem dificultado o desenvolvimento do setor. Precisamos lutar para que existam mais empreendimentos turísticos nas praias, já que nos espaços onde não existe o turismo organizado, é comum entrar a desordem, o ilegal e o irregular”, destacou o secretário.

Ainda durante a reunião com o conselho, Filipe Mello falou sobre ações que pretende executar: buscar soluções para o turismo de cruzeiros; fortalecer a Santur e definir novas estratégias para participação em feiras e eventos; internacionalização do aeroporto de Chapecó; aproximação com os grupos de trabalho e reativação do Grupo de Trabalho de Turismo de Eventos; melhorias nos centros de atendimento ao turista; reformulação na sinalização turística; criação de centro de monitoramento do turismo, entre outras. O secretário também deixou clara a intenção de promover ações integradas para investimentos que unam turismo, cultura e esporte.

alt

O presidente do Conselho Estadual de Turismo, Ivan Cascaes, entregou ao secretário uma cópia do Manifesto do Turismo Catarinense – documento elaborado em 2014 que reúne as principais demandas do setor nas dez regiões turísticas do estado. “Esperamos que esse material seja útil para a melhoria do turismo em Santa Catarina”, afirmou. Cascaes se mostrou otimista em relação à gestão do secretário. “Acreditamos no seu potencial e no seu trabalho. Temos certeza que grandes avanços serão conquistados”, concluiu.

 

 

Raquel Santi - Ascom

Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte

(48) 3665 7436

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito