A- A A+

Durante três dias o Largo da Alfândega, no centro histórico de Florianópolis, foi palco de manifestações culturais de todas as partes do Estado. A Teia Catarina: Conexões Sustentáveis, realizada entre os dias 29 e 31 de janeiro, também promoveu o debate sobre os avanços, desafios e empecilhos para os Pontos de Cultura de Santa Catarina realizarem suas atividades.

Espetáculo O Enfermeiro, do Ponto de Cultura Juventude Luzes do Amanhã, de Araranguá. Foto: Coletivo Sem Fronteiras

Na tarde de sexta-feira (30), o tema da Roda de Conversa foi a Política Estadual de Cultura Viva, cujo projeto de lei (143/2014) deve ser reapresentado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) já no início da nova legislatura, que se iniciou em 01 de fevereiro. Participaram da conversa Simone Vieira Machado, diretora de Políticas Integradas de Lazer (Pdil) da Secretaria Estadual de Turismo, Cultura e Esporte, e Eugênio Lacerda, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). O mediador foi Denilson Machado, do Ponto de Cultura Travessa Cultural, de Florianópolis.

De acordo com Simone, no ano passado a Secretaria teve acesso ao texto do projeto de lei e foram realizadas algumas contribuições. Mas como o PL deve voltar à pauta da Alesc, surgem novas oportunidades de debate e outras sugestões podem ser feitas para aprimorar o conteúdo da futura lei. “A Secretaria está comprometida com este assunto, pois sabemos da importância deste marco legal para a cultura no Estado”, frisou.

O Teia Catarina contou com a participação de gestores culturais que discutiram propostas de políticas públicas e, apoiados em experiências de sucesso, redigiram um documento que poderá nortear os rumos e investimentos da cultura catarinense nos próximos anos. A carta, que reúne demandas e expectativas da Rede Cultura Viva no Estado, foi entregue a representantes da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e Ministério da Cultura. Acesse aqui o documento

A organização do Teia Catarina informou que ainda em 2015 outro evento deverá ser estruturado, ampliando as discussões, definindo diretrizes conjuntas de trabalho.

 

Ascom/SOL

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito