A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) foi uma das organizações catarinenses selecionadas em 2014 para receber a Certificação ODM, concedida anualmente aos integrantes do Movimento Nós Podemos Santa Catarina (MNPFSC) que tenham comprovado sua contribuição para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
A entrega do certificado aconteceu durante o Encontro Anual dos Objetivos do Milênio, realizado nos dias 10 e 11 de dezembro, em Florianópolis. O evento foi promovido pela coordenação do MNPFSC com apoio da Secretaria Geral da Presidência da República e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
“Pela divulgação da temática à população e pelo trabalho desenvolvido junto ao Programa SC Rural, que converge com as causas dos ODM, a SOL recebeu este reconhecimento”, explica a diretora de Políticas Integradas de Lazer (PDIL), Rosângela de Castro. As ações da secretaria estão relacionadas a três dos oito objetivos do milênio: Acabar com a fome e a miséria, Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
O Programa SC Rural é uma iniciativa do Governo do Estado, com financiamento do Banco Mundial – BIRD, executado por diversas secretarias. Compete à SOL desenvolver ações focadas no desenvolvimento e fortalecimento do turismo rural. Nesse sentido, conforme destaca a diretora do PDIL, a SOL, com as demais secretarias, contribui especificamente na formulação e execução de estratégias que permitam aos jovens e mulheres do meio rural obter um trabalho digno e produtivo.
Sobre os ODM
Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram definidos durante uma reunião da cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU). Na ocasião, 189 países assinaram um pacto para acabar com a fome e a miséria até 2015. Os oito objetivos, mais conhecidos como “8 jeitos de mudar o mundo”, abrangem áreas como geração de renda, educação, gênero, saúde e meio ambiente.
SOL/Ascom