O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e do Conselho Estadual de Cultura (CEC), entrega nesta segunda-feira (24) a Medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa 2014. Receberão a homenagem dez personalidades e entidades de diferentes áreas da cultura. A solenidade será realizada no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, com início às 20h.
Os indicados para receber a medalha este ano estão:
- Arquivo Público do Estado de Santa Catarina (Patrimônio Cultural);
- Banda Stagium 10 (Música);
- Carlos Roberto Nascimento de Oliveira (Bebeto) (Artes Visuais);
- Escola de Artes de Chapecó;
Fernando Lindote (Artes Visuais);
Lucas David (Artes Cênicas)
Luiz Alves da Silva (Culica, in memoriam) (Teatro);
- Maria Cristina Alves dos Santos Pessi (in memoriam) (Arte Educação);
- Maria Emília de Azevedo (Cinema); e
- Sueli Maria Vanzuita Petry (Patrimônio Cultural).
Criado por meio do Decreto nº. 4.892. de 17 de outubro de 1994, o reconhecimento é conferido anualmente e tem como objetivo homenagear autores de obras literárias, artísticas, educacionais ou científicas reconhecidas como de real valor, ou a quem tenha contribuído por outros meios e de modo eficaz para o enriquecimento ou a defesa do patrimônio artístico e cultural catarinense. Os nomes foram indicados pelos membros do Conselho Estadual de Cultura.
A Medalha de Mérito Cultural Cruz e Sousa possui uma esfinge do patrono em dourado, montada sobre cruz de malta, esmaltada nas cores vermelha e verde, tendo no verso sua denominação em relevo, sendo acompanhada por uma roseta.
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC/SOL