A- A A+

Muitas surpresas marcaram a abertura da 54ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), na noite deste sábado (15), no Estádio Doutor Hercílio Luz, em Itajaí. A cerimônia começou relembrando a origem da competição, com o esforço e a dedicação de Arthur Schlösser e Rubens Fachini, dois dos criadores dos JASC. Familiares receberam homenagens em nome da organização dos Jogos, pelos serviços prestados pelos dois precursores em prol do desenvolvimento da maior competição poliesportiva do Estado.

Em seguida, foram recebidas no estádio as delegações das 88 cidades que participam dos jogos. Cada uma das bandeiras dos municípios foi conduzida ao gramado por atletas de destaque. O desfile iniciou, como manda a tradição, por Brusque, sede dos primeiros Jogos Abertos de Santa Catarina, em 1960. Já a delegação da cidade-sede, Itajaí, foi a última a entrar no gramado e agitou o público presente, que aplaudiu de pé os mais de 400 atletas.

Ao som do hino nacional foi feito o hasteamento das bandeiras do país, do Estado, de Itajaí e da Fesporte. A bandeira com o símbolo dos Jogos Abertos foi conduzida ao estádio por ex-atletas destaques de Itajaí e erguida ao som do hino do Estado, interpretado pela artista Bárbara Damásio ao som de piano.

Dois grupos de dança deram um show de beleza e criatividade nos palcos montados no estádio. A Companhia de Dança Millenium e a Tríade Dança de Rua encantaram o público com performances que descreveram a história da colonização de Itajaí, formada por diversos povos, como indígenas, portugueses e italianos. Os dançarinos ainda surpreenderam com a utilização de três contêineres como palco, o que permitiu uma perfeita visualização do público de qualquer ponto do estádio.

Após as apresentações artísticas, iniciou-se o protocolo de pronunciamento das autoridades, como o Presidente da Fundação de Esporte e Lazer de Itajaí, Fabrício Marinho, o presidente da Comissão Central Organizadora dos JASC, Álvaro Provesi, o presidente da Fesporte, Marcelo Kowalski, e o Secretário de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Filipe Mello, que, na ocasião, representou o governador Raimundo Colombo. Ainda fez uso da palavra o prefeito de Itajaí, Jandir Belini.

Um dos momentos mais emocionantes da abertura foi o acendimento da tocha olímpica. A chama, que foi acesa no dia 7 de novembro na cidade-berço dos Jogos, Brusque, circundou o estádio dentro de um contêiner e foi conduzida por atletas de destaque de várias modalidades de Itajaí. Finalmente, o ex-atleta de ginástica artística Fábio Luiz Santos, foi o responsável por acender a tocha com a chama, em uma ação que surpreendeu todo o público: erguido por um guindaste, ele alcançou a tocha, localizada acima do telão do estádio. Fábio atualmente faz parte da equipe de ginastas do Cirque du Soleil, sediado em Montreal (Canadá).

Fábio Luiz Santos, ex-atleta da ginástica de Itajaí que hoje é integrante do Cirque du Soleil, foi o responsável por acender a tocha erguido por um guindaste. Em seguida, a lutadora de Taekwondo Cláudia Silva conduziu os atletas presentes no juramento olímpico

Em um dos momentos finais da cerimônia, a lutadora de Taekwondo Cláudia Silva, conduziu os atletas presentes no juramento olímpico, que busca a promoção do espírito esportivo durante as competições. Finalmente, o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, declarou aberta a 54ª edição dos Jogos. Após um belo show pirotécnico, o cantor Armandinho fechou a cerimônia e garantiu a animação do público.

 

Mais informações:

Ana Paula Flores

Imprensa Fesporte

48 3348-1384

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito