"O Parajasc é referência para o Brasil". Foi com essa frase que o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons, deu início ao IV Congresso Paradesportivo Internacional, que está sendo realizado na Universidade Federal de Santa Catarina até a próxima sexta-feira, dia 7. Parsons elogiou o modelo bem sucedido dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), em termos de organização e inclusão social. "Competições como as do Parajasc só engrandecem o paradesporto brasileiro", afirmou.
O secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, também participou da abertura do evento, destacando o esporte como meio de inserção social. "Incentivar o paradesporto é certamente uma forma de contribuir para uma sociedade melhor", completou.
O IV Congresso Paradesportivo Internacional é realizado pela Academia Paralímpica Brasileira e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e é o maior evento acadêmico do Brasil na área do paradesporto, reunindo estudantes, profissionais da educação e palestrantes do Brasil e do exterior.
Conforme o CPB, ao todo, em 11 participações em Jogos Paralímpicos de Verão, o Brasil já acumulou 230 medalhas, sendo 73 de ouro, 83 de prata e 74 de bronze.
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte
(48) 3665 7436