A- A A+

Realização do governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2013 possibilita a realização do projeto Casa na maior cidade de Santa Catarina. A proposta, de difícil descrição, integra artes visuais e performances. Depois da primeira edição em Florianópolis, em 2010, agora a artista Lucila Vilela e seus convidados ocuparão, entre os dias 8 e 18 de outubro, uma moradia do bairro América, em Joinville. A ideia é trabalhar cada cômodo da casa com vídeo-objetos artísticos e performances. Gratuita, na visitação o público poderá circular livremente em todos os ambientes apreciando as performances de Bia Vilela, Diana Gilardenghi, Diogo de Haro, Bárbara Biscaro e Robinson Soletti.

alt

Foto: Cristiano Prim

 

Paulista, a artista e pesquisadora Lucila Vilela, autora do projeto, nasceu em 1978 e vive em Florianópolis desde 1994. Formada em artes plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina, com mestrado em história da arte, pela Universidade de Barcelona, ela escolhe uma moradia familiar, habitada, para abrigar seu projeto artístico. A condição é que os proprietários saiam durante o período da mostra, mantendo alguns móveis e objetos previamente escolhidos para incluir na exposição.

A “Casa” requer preparação com reparos, melhorias e alterações espaciais. Os eletrodomésticos e vídeo-objetos instalados compõem os trabalhos dos performers criados a partir de jogos de improvisação. Em cada ambiente, são realizadas ações inusitadas e situações inesperadas. Tanto as performances como os vídeos tem duração contínua, os sons e as imagens são exibidos de acordo com as atividades comuns do cotidiano de uma habitação familiar. Híbrida, a casa se transforma.

“É ver a casa como obra, em sua totalidade, e não apenas como um espaço de exposição. Os visitantes podem circular livremente nesse ambiente onde quase nada é estático”, diz Lucila. O público entra e pode ficar à vontade, acompanhar tudo de perto, dentro do horário, de quarta a sábado, das 20h às 24h e domingo, das 11h às 15h. Todos são bem-vindos.

 

Serviço

O quê: “Casa”

Quando: 8/10 a 18/10/2014, quarta a sábado, 20h às 24h; domingo, 11h às 15h

Onde: Rua Presidente Castelo Branco, 128, bairro América, Joinville

Quanto: Gratuito

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito