Uma cerimônia neste sábado, 07, vai marcar a abertura oficial do Centro Cultural de São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis. A restauração do local iniciou em 2012 e foi feita pelo Instituto Carl Hoepcke com recursos do Governo do Estado, por meio do Funcultural. O Centro Cultural tem como objetivo preservar e estimular a manutenção dos genuínos traços culturais relacionados com a presença alemã na cidade, que foi a primeira colônia germânica em Santa Catarina.
Foto: Divulgação Instituto Carl Hoepcke
A data de abertura ao público foi escolhida para comemorar os primeiros 10 anos de existência do Instituto. O local foi fundado em 07 de junho de 2004 com o objetivo de promover a cultura e a preservação do patrimônio histórico material e imaterial que envolve a memória de seu patrono, o imigrante alemão Carl Franz Albert Hoepcke e, por consequência, a imigração alemã.
A casa foi adquirida em 2006 com o objetivo de preservar a significativa construção e criar uma extensão do Instituto Carl Hoepcke na primeira colônia alemã do Estado. Inserida no conjunto das construções do mesmo período na grande Florianópolis, a casa se destaca pela profusão e a diversidade de elementos ornamentais e no uso concomitante de múltiplas cores.
Ana Paula Flores
ASCOM – SOL
(48) 3665-7435