A comunidade de São José lotou a Igreja Matriz para participar da celebração que marcou a reinauguração desta construção histórica do município, que foi totalmente restaurada. A missa, realizada pelo arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, emocionou fiéis e teve a presença do governador em exercício, Nelson Juliano Schaefer Martins, a prefeita Adeliana Dal Pont, o secretário regional da Grande Florianópolis, Clonny Capistrano, entre outras autoridades.
Carla Coloniese/Ascom-SOL
A estrutura do templo, construído em 1765 passou por uma minuciosa restauração, obra viabilizada por recursos do Governo do Estado, num total de R$ 7,5 milhões. O investimento foi divididos em três convênios, com recursos do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura (Funcultural) e do Fundo Social, descentralizados para a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) da Grande Florianópolis.
A obra de restauração incluiu trabalhos de drenagem interna e externa, recuperação da fachada, torre, sinos, sete altares, imagens e salão. Também foram efetuados os trabalhos de restauração e pintura dos forros, alvenarias internas e esquadrias, entre outros. Pinturas da década de 1940, em bom estado de conservação, foram descobertas com a remoção de camadas de tinta aplicadas em outras reformas além de imagens do Altar Santíssimo, localizado na lateral da Igreja.
As comemorações em São José continuam no fim de semana com a realização da Festa do Divino, que será oficialmente aberta às 18h deste sábado (31) e segue até segunda-feira (02) (confira aqui a programação completa).
Igreja do Ribeirão da Ilha
Ainda na sexta-feira (30) foi reinaugurada outra igreja restaurada com recursos do Governo do Estado: a Nossa Senhora da Lapa, no Ribeirão da Ilha em Florianópolis. A construção, realizada em 1806, é uma importante herança de imigrantes açorianos e descendentes que colonizaram o Sul da Ilha. A reforma contou com serviços de drenagem, melhorias no forro, parte elétrica e restauração da parte externa. Também foi feita a restauração do altar e das pinturas murais. A Casa do Divino, pequena construção ao lado da igreja, também foi restaurada.
Foto: Saul Oliveira?SOL/ASCOM
Carla Coloniese e Raquel Santi
Ascom/SOL