No próximo sábado (13) tem início em Joinville a 21ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. Até o dia 21, quando encerra o evento, 4.120 atletas (de 15 a 18 anos) oriundos de 73 municípios brigarão por medalhas e troféus, principalmente os anfitriões que tentarão o quinto título consecutivo. Blumenau é o principal rival de Joinville na briga pelo título.
No próximo sábado (13) tem início em Joinville a 21ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. Até o dia 21, quando encerra o evento, 4.120 atletas (de 15 a 18 anos) oriundos de 73 municípios brigarão por medalhas e troféus, principalmente os anfitriões que tentarão o quinto título consecutivo. Blumenau é o principal rival de Joinville na briga pelo título.
Durante os nove dias de competição os atletas disputarão as modalidades de atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, vôlei, natação, judô, xadrez, tênis, tênis de mesa, ginástica rítmica feminina e ginástica artística. O futebol feminino é a novidade para este ano.
Para o diretor técnico da Fundação Municipal de Joinville, Jair Raul da Costa, o Bujica, quem estiver nos Joguinhos verá uma grande festa esportiva e receberá um bom acolhimento dos joinvilenses. "Trabalhamos em toda a estrutura para fazer um excelente evento", explica o dirigente. Bujica diz ainda que o objetivo da cidade sede é conquistar o quinto título de campeão geral.
Os atuais campeões terão a uma delegação com 280 atletas. Ficarão de fora apenas do futebol feminino. Para o pentacampeonato eles adotarão o sistema de concentração. "Ficaremos em alojamentos e não deixaremos atletas soltos em casa. Não podemos correr o risco de errar em infra-estrutura", enfatiza Bujica
Já Criciúma, com 212 atletas, brigará pelo terceiro lugar. A previsão é do próprio presidente da Fundação Municipal de Esportes do município Idemar Ângelo Tomasi, o Sarandi. "Com um orçamento três vezes menor que o de Blumenau e Joinville é muito difícil levarmos o troféu de campeão geral", admite. Os criciumenses não participarão nos dois naipes do vôlei, futsal masculino, além do basquete, tênis, futebol e xadrez femininos.
Apesar dessa constatação o dirigente acha que dentro de três a quatro anos os criciumenses brigarão pela primeira posição dos Joguinhos. "É com essa finalidade que fortaleceremos as políticas públicas no esporte em nosso município", promete.
Florianópolis participará da competição com 240 atletas e a exemplo de Criciúma deverá brigar pelas colocações intermediárias. Para o diretor técnico da Fundação Municipal de Esportes da Capital, Aldo Matos, as principais apostas são no judô, tênis, xadrez e ginástica rítmica.
"Estamos indo com atletas 'prata da casa' com o propósito de fazer uma boa participação", avalia Matos, que acredita ser os Joguinhos uma oportunidade de integração entre as modalidades esportivas. "Estamos propondo isso na nossa delegação", enfatiza.
Outro município que prega a filosofia "prata da casa" é Blumenau. "Sabemos que é difícil tirar o título de Joinville, pois eles investem e contratam especificamente para essa competição, mas nós vamos aos Joguinhos para tentar ganhar o maior número de medalhas possível com atletas formados em casa", diz Sônia Vera Kleinne, coordenadora de esportes de auto-rendimento da Fundação Municipal de Esporte de Blumenau. O município vai aos Joguinhos com uma delegação de 283 atletas. Os blumenauenses estarão de fora das disputas do ciclismo e do futebol.
Os Joguinhos Abertos são um evento do Governo de Santa Catarina e da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e organizados pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) em parcerias com as prefeituras e Secretarias de Desenvolvimento Regional.
Assessoria de Comunicação - Fesporte