O Ironman de 2014, competição de triathlon realizada há 14 anos em Florianópolis, teve um sabor especial neste ano. Pela primeira vez um catarinense levou ao lugar mais alto do pódio a bandeira do Brasil. O atleta Igor Amorelli, de Balneário Camboriú, concluiu a prova em 8h07min54s e quebrou o favoritismo estrangeiro. Na manhã desta segunda-feira (26), durante solenidade de premiação, o campeão recebeu do secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, o troféu do 1º colocado.
Saul Oliveira/Ascom
O secretário destacou a importância deste evento para Santa Catarina pela visibilidade, mídia positiva e aumento da movimentação turística na baixa temporada. “A cidade recebe os competidores e junto com eles amigos e familiares, movimentando todo trade turístico”, comenta.
De acordo com o diretor-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de santa Catarina (ABIH-SC), Samuel Koch, estima-se que 10 mil turistas passaram pela Capital no último fim de semana, elevando a taxa de ocupação dos hotéis para 75%, enquanto a média na baixa temporada gira em torno de 30%.
O evento recebeu apoio financeiro da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, por meio do Fundesporte e apoio da Fesporte.]
A prova
A largada da prova de natação (3,8 km) na praia de Jurerê Internacional, às 7h deste domingo (25), contou com a torcida de centenas de pessoas – a maioria amigos e parentes, que não se intimidaram com o frio da manhã. Pouco mais de 40 minutos depois, os primeiros atletas chegavam na área de transição para iniciar a segunda parte da prova: 180,2 km de bicicleta num trajeto de que percorreu boa parte da Ilha. Por fim, os “homens ferro”, como sugere a nomenclatura da competição, e também as 175 “mulheres de ferro” encararam a maratona, num percurso de 42,2 km.
Neste ano, o Ironman Brasil Florianópolis teve a participação de quase 2 mil atletas, com representantes de 33 países, destacando-se a Argentina, o Chile e os Estados Unidos.
Nesta segunda-feira (26), já recuperados do cansaço da competição, os destaques do Ironman 2014 voltaram ao pódio, durante a solenidade de premiação dos participantes da prova o Clube Doze de Agosto.
Carla Coloniese
Ascom - SOL