Integrantes do Grupo de Trabalho de Turismo Religioso do estado reuniram-se ao longo desta quarta-feira, 15, na cidade de Nova Veneza para a segunda reunião do GT de 2014. 14 representantes das cidades de Brusque, Imaruí, Nova Trento e Nova Veneza conheceram os atrativos turísticos da cidade anfitriã, como o Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio.
Após a visita, o grupo discutiu diversos aspectos de um dos segmentos turísticos mais representativos de SC. A analista de turismo da Luana Emmendoerfer representou a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) na ocasião. Responsáveis da Prefeitura de Jaraguá do Sul participaram do encontro para pleitear a entrada do município no grupo. A cidade luta pela beatificação do padre Aloísio Boing, fundador da Fraternidade Mariana do Coração de Jesus e falecido em 2006.
Um dos assuntos em pauta foi a recente aprovação da lei nº 16.324, de 20 de janeiro de 2014, que institui o Dia Estadual de Nossa Senhora do Caravaggio e reconhece como ponto turístico do Estado o Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, em Nova Veneza. No ano passado já havia sido aprovada uma lei municipal com o mesmo teor. De acordo com o Secretário de Turismo da cidade, Giliard Gava, a aprovação dessas leis pode servir de exemplo a outras cidades no sentido de fortalecer o segmento.
Outro tópico do encontro foi a criação do Plano de posicionamento de mercado de turismo de Nova Trento. Conforme informações de Eluísio Voltolini, Secretário de Turismo da cidade, o projeto fez parte de um convênio com o Ministério do Turismo e está sendo elaborado pela DS Consultoria, mesma empresa que produziu o plano de Aparecida do Norte, cidade paulista que abriga o maior santuário mariano do mundo.
Além das cidades já mencionadas, fazem parte do GT Joaçaba, Santo Amaro da Imperatriz, Angelina, Bom Retiro e Campos Novos. As reuniões acontecem desde 2010 e neste ano passaram a ser bimestrais. O próximo encontro está marcado para o dia 11 de junho, em Brusque.
Ana Paula Flores
ASCOM – SOL
(48) 3665-7435