Com a intenção de celebrar o ciclo de desenvolvimento dos primeiros anos, começa nesta terça-feira (13), em Canoinhas, a sétima edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), primeiro evento estadual do ano no calendário da Fesporte. Até sábado (17), passarão pela cidade mais de 1,6 mil atletas com mais de 60 anos de 157 municípios. A abertura, às 19h, no ginásio do Colégio Sagrado Coração de Jesus, terá uma série de homenagens a personagens que ajudaram a fazer estas primeiras edições, e encerrará com um show do cantor Wanderley Cardoso. O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, confirmou presença na cerimônia.
Canoinhas está pronta e em clima de muito esporte para receber os Jasti. Nesta segunda-feira, data do Congresso Técnico que define os chaveamentos das modalidades e outras questões práticas do evento, tudo já estava preparado para receber os atletas da Terceira Idade, que começam a chegar em maior número nesta terça. A prefeitura e a 26ª Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) investiram cerca de R$ 200 mil em melhorias de instalações esportivas e construção de quatro novas canchas de bocha, que ficarão como legado dos Jogos.
O presidente da Fesporte, Erivaldo Caetano Junior, o Vadinho, está confiante de que o evento ficará gravado na memória dos atletas e de quem mais passar por Canoinhas nesta semana. "É um evento maravilhoso sob qualquer aspecto. Temos a questão da qualidade de vida, da valorização do idoso por parte do poder público, o exemplo que estas pessoas nos dão de como viver a vida com entusiasmo. E ainda temos as questões técnicas, este ano temos um recorde absoluto de participantes, o que nos mostra que estamos no caminho certo ao desenvolver este nicho esportivo, que é o da terceira idade", disse Vadinho.
Coordenador-geral dos Jasti e diretor de esporte da Fesporte, Marcelo Kowalski elogiou os preparativos de Canoinhas para receber a competição. "A cidade queria muito esta edição, batalhou e teve o pleito atendido pelo Conselho Estadual do Esporte. Desde então, se preparou de forma adequada e não tenho dúvida de que nesta semana teremos Jogos magníficos, dentro e fora das arenas esportivas", disse Kowalski.
Sucesso absoluto
Criados em 2008, os Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) têm como objetivo principal estimular a participação dos idosos em atividades esportivas e recreativas, além de ampliar as perspectivas de vida. A recompensa dos Jasti na vida dos participantes tem sido muito maior. Além dos benefícios que a atividade física proporciona, o evento fortalece as relações de convívio social e a troca de experiências. Visa ainda a reverter a imagem do idoso na sociedade, geralmente associada a um ser ocioso e sedentário.
Os números da sétima edição, em 2014, mostram que os Jasti têm conquistado os atletas da melhor idade. Neste ano houve recorde de inscrições. Foram mais de 8.600 participantes de 222 municípios catarinenses desde as etapas microrregionais. A edição de Canoinhas contará com 157 municípios e aproximadamente 1.600 atletas com idade a partir de 60 anos disputando as modalidades de canastra, truco, dominó, dança de salão, dança coreografada, bocha e bolão 23.
Escolha dos atletas
As modalidades que hoje fazem parte dos Jasti foram escolhidas pelos idosos. Em 2007, quando a lei que instituiu os Jogos Abertos da Terceira Idade foi criada, a Fesporte fez uma pesquisa, por meio dos integradores, com grupos que trabalhavam com idosos. Eles precisavam citar as cinco atividades das quais mais gostavam e o resultado tornou possível a formulação da programação dos Jasti. A dança foi unanimidade, seguida da canastra, dominó bocha e bolão. Assim é possível conquistar os idosos e estimular a participação nas atividades. Desde a primeira edição, poucas mudanças ocorreram em relação às modalidades, apenas o truco e a dança de salão foram incorporados.
Números dos Jasti 2014
Inclusas as 36 fases microrregionais, disputadas em abril, mais de 8.600 atletas com mais de 60 anos já participaram da 7ª edição dos Jasti, representando 222 municípios catarinenses (um recorde). Destes, cerca de 1.600, de 157 cidades, se classificaram como os melhores de cada micro para a disputa da etapa estadual, até sábado, em Canoinhas.
Mais informações e contatos para entrevistas:
Rodrigo Braga
Ass. Comunicação Fesporte
48 8802-7742