A- A A+

“Queremos conhecer os atrativos e ajudar a fomentar o turismo nesta região”. Foi com esta frase que o presidente do Conselho Estadual de Turismo, Ivan Cascaes, deu início à primeira reunião itinerante de 2014. O grupo visitou os municípios de Chapecó, Palmitos, São Carlos, Águas de Chapecó e Quilombo com o intuito de conhecer roteiros e potenciais turísticos presentes na região.

alt

O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, elogiou a iniciativa do Conselho Estadual de Turismo de promover encontros regionais no interior do estado. “Com essa reunião, fica o desejo de que possamos trabalhar em parceria e desenvolver projetos que fomentem o turismo nessa região”, destacou.

alt

Vale das Águas do Grande Oeste

Durante a reunião itinerante os conselheiros foram recebidos por autoridades e empresários locais. Uma das reivindicações apresentadas foi a mudança do nome da região turística “Grande Oeste” para “Vale das Águas”. Conforme o presidente do Conselho Regional de Turismo do Grande Oeste – Conturoeste, Rodrigo Conci, a região territorial do Grande Oeste ficaria subdividida em três regiões turísticas: Vale das Águas, Caminhos da Fronteira e Vale do Contestado. “Esse nome tem tudo a ver com a área onde vivemos, já que temos as águas termais e as atividades náuticas nos rios e represas da região estão em pleno desenvolvimento”, explica.

 

alt

Chapecó

Além de sediar o encontro que reuniu prefeitos, secretários municipais, vereadores, empresários e o Conselho estadual de Turismo, Chapecó providenciou a recepção aos membros do Conselho que visitaram a região. “Somos muito agradecidos pela hospitalidade e acolhimento”, destacou o presidente Ivan Cascaes. O grupo visitou o centro da cidade, os pavilhões da Efapi, o Museu da Colonização de Chapecó, o Centro de Eventos e o distrito do Goyo-en, que fica às margens do Rio Uruguai onde acontecem diversas atividades náuticas.

 

alt

Palmitos

No inicio da visita à cidade de Palmitos, os conselheiros conheceram uma cantina artesanal que investiu na produção do vinho colonial, geleias e queijos.

Em seguida, o grupo foi à Casa de Cultura de Palmitos que atende atualmente cerca de 340 alunos que recebem aulas de música e participam de atividades culturais. No local, é possível visitar a exposição “Amor à Moda Antiga”, com retratos de casamentos do século passado.

O grupo também se dirigiu às margens do Rio Uruguai, na localidade de Ilha Redonda, onde conheceu uma pousada e um  hotel de águas termais que recebe cerca de 25 mil pessoas por ano.

 

alt

São Carlos

Outro município contemplado com a visita do Conselho Estadual de Turismo foi São Carlos, que tem cerca de 10 mil habitantes. Um dos principais atrativos da cidade é o Balneário de Pratas, às margens do Rio Uruguai. Quem visita a cidade também pode conhecer a Igreja Matriz e a Casa de Cultura (inaugurada em 2012, já recebeu cinco mil visitantes).

Além dos empreendimentos privados que focam no hidrotermalismo, a prefeitura trabalha na construção do Parque Aquático Termal de São Carlos.

 

alt

Águas de Chapecó

Em uma rápida passagem pelo município de Águas de Chapecó, os conselheiros visitaram um parque aquático tradicionalmente conhecido na região. Autoridades locais que receberam o grupo destacaram a importância econômica das águas termais para a cidade.

Principal atrativo do município, o parque tem 40 mil m² com águas vindas de um poço com temperatura média de 37º. O estabelecimento conta com área especial para crianças.

 

alt

Quilombo

Empresários da pequena cidade do interior do Oeste estão investindo na padronização da arquitetura com o intuito de atrair mais visitantes. A cidade também aposta em seu produto mais nobre: a água sulfurosa, reconhecidamente eficaz no tratamento de doenças da pele.

Essas iniciativas foram apresentadas ao Conselho Estadual de Turismo na última etapa da reunião itinerante. “O sol e o mar sempre foram as preferências dos turistas. Com essa visita, pudemos perceber que o Oeste também tem potencial e está mostrando seu valor”, afirmou o presidente Ivan Cascaes.

 

Raquel Santi
Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte
48 3665 7436

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito