Pela quinta vez, a triatleta Valéria Rosati representará o Brasil e Santa Catarina no Campeonato Mundial de Ironman, em Kona, no Havaí. A vaga foi garantida em Los Cabos, no México, numa dura competição realizada no final de março. Ela integra o projeto de apoio financeiro da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, chamado Rumo à Vitória.
Mundial de Kona-2013. Foto:Divulgação
“O percurso do ciclismo era muito técnico, com muitas subidas, o clima estava muito quente, seco e com vento”, conta a atleta, que já participou de oito seletivas no Brasil, mas esta foi a primeira fora do país. “Sabia que seria um grande desafio competir em Los Cabos, longe do apoio da família e dos amigos”, diz.
Valéria foi a segunda colocada na sua categoria (45 a 49 anos). No ranking da prova, foi a 23ª mulher e ficou com a 141ª posição geral entre 1200 atletas. “Sem o recurso financeiro obtido por meio do Fundesporte não poderia ter participado da competição em Los Cabos, subir ao pódio e carimbar pela 5ª vez minha volta ao Havaí”, comemora.
No ano passado, em Kona, a triatleta terminou a prova em 18º numa disputa com de mais de 60 mulheres da sua categoria. Entre as brasileiras, foi a 3ª colocada.
Carla ColonieseAscom - Sol