Ações de segurança pública e turismo na faixa de fronteira foram apresentadas em São Miguel do Oeste, durante reunião do Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira do Estado de Santa Catarina, na manhã desta terça-feira, 25. Participaram do encontro secretários de Estado do Planejamento, Murilo Flores, e da Segurança Pública, César Augusto Grubba, secretários regionais, prefeitos, representantes de universidades, da sociedade civil organizada e do setor privado. O encontro foi realizado no Centro de Tradições Gaúchas Porteira Aberta.
Foto: Rosália Pessato
O secretário estadual Segurança Pública, César Augusto Grubba, mostrou os investimentos feitos pelo Governo do Estado na região, como a entrega de 288 viaturas para 82 municípios da faixa de fronteira catarinense e a instalação da diretoria da polícia de fronteira na semana passada. Também estão previstas mais 124 novas viaturas para o Oeste e Extremo Oeste, a entrega de um helicóptero que ficará em Chapecó, a implantação do sistema de radiocomunicação em 82 municípios e videomonitoramento urbano em 26 cidades da faixa de fronteira.
Grubba ressaltou que Santa Catarina será o primeiro estado brasileiro a aparelhar todos os policiais militares e civis com kits de proteção individual, com pistolas, coletes balísticos, algemas e cinto policial. Na faixa de fronteira, 1.602 policiais militares e civis receberão o kit. Sobre o número de efetivos, o secretário avalia que, em três anos, mais de cinco mil nomeações foram feitas em todas as corporações. “Mil soldados da Polícia Militar estarão formados em Maio, e também temos edital aberto para inclusão de mais de 500 soldados da Polícia Militar, além de bombeiros militares”.
Outro tema tratado na reunião foi o turismo como ferramenta de desenvolvimento econômico da região da faixa de fronteira. A diretora de Políticas Integradas do Lazer da Secretaria Estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Elisa Wypes S. de Liz, elencou as ações em andamento na região onde transitam 160 mil turistas por ano. Elisa ressaltou o projeto do centro de atendimento do turista em Dionísio Cerqueira, cuja obra está em processo de licitação, a criação da rota cultural, gastronômica e de compras, além do incentivo do turismo rural na agricultura familiar.
Sobre o Plano
O Plano de Desenvolvimento e Integração Fronteiriço de Santa Catarina (PDIF/SC) traz oito prioridades da faixa de fronteira nos eixos saúde, educação, desenvolvimento socioambiental, desenvolvimento econômico, segurança pública e infraestrutura e logística. Foi elaborado por 300 representantes de 60 instituições dos setores público e privado, instituições de ensino superior e pesquisa e entidades representativas da sociedade civil organizada sob a coordenação da Secretaria de Estado do Planejamento, com apoio do Sebrae.
“As reuniões do Núcleo consolidam as prioridades apontadas pelo Plano de Desenvolvimento e Integração Fronteiriço de Santa Catarina (PDIF/SC) para tornar os projetos ações efetivas. O papel da Secretaria de Planejamento é coordenar o Núcleo e buscar alternativas junto ao governo federal”, comenta o secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores.
O Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira do Estado de Santa Catarina foi instalado em agosto de 2013 com o objetivo de coordenar ações e proposição de medidas que visem ao desenvolvimento de iniciativas e a implementação de políticas públicas para a região fronteiriça. É coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento.
Números da região da Faixa de Fronteira:
- 11 Secretarias de Desenvolvimento Regional;
- 85 municípios;
- Área de 21.002 km²;
- 828.368 habitantes (13,26% da população total de Santa Catarina);
- Densidade Demográfica: 39,44 hab/Km²;
- PIB: R$ 17.971.798.000,00 (2010)
- Cidades trigêmeas – cidades fronteiriças vinculadas: Dionísio Cerqueira (SC); Bernardo de Irigoyen (Província de Misiones/Argentina); e Barracão (PR).
Informações:
Rosália Dors Pessato
Secretaria de Estado do Planejamento
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (48) 9186-9740