A- A A+

Prefeitos de municípios da Serra Catarinense estiveram reunidos com o governador Raimundo Colombo para reivindicar melhorias nas estradas e no saneamento básico das cidades. Segundo os prefeitos, a região está se tornando um novo polo turístico e, por isso, necessita investimentos para valorizar os espaços. Além disso, os prefeitos alegam que é preciso restaurar algumas rodovias para facilitar o transporte de produtos como a maçã, a cebola e o leite.

Foto: Saul Oliveira/SOL/ASCOM

Uma das obras solicitadas é a revitalização da SC 114, especialmente na altura do município de Bom Jardim da Serra. Na ocasião, foi solicitada também a construção de uma ciclovia na estrada.

Outro ponto levantado durante a reunião foi a criação de um parque na Serra do Rio do Rastro, que contribuiria para o desenvolvimento do turismo na região. A diretora de Políticas Integradas do Lazer, Elisa Wypes de Liz, informou que a procura de turistas pela Serra não acontece apenas nos meses de inverno. “Nesse fim de ano a ocupação média da rede hoteleira foi de 80% - e isso mostra a importância do turismo como fonte de emprego e renda para as comunidades locais”, destacou.

Também estavam presentes os secretários de Turismo, Cultura e Esporte Valdir Walendowsky, de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, do Planejamento, Murilo Flores, de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, Solange Pagani, além dos presidentes do Deinfra, Paulo Meller e da Casan, Dalírio Beber.

Obras

O governador Raimundo Colombo autorizou na tarde desta quarta-feira, 22, o lançamento do edital para revitalização da SC-114, trecho entre São Joaquim, passando por Bom Jardim da Serra até o mirante que fica no topo da Serra do Rio do Rastro. A autorização ocorreu durante reunião com prefeitos da Região de São Joaquim, no gabinete do governador, em Florianópolis.

“A região de São Joaquim é uma das mais importantes do Estado no turismo do Planalto Serrano. Os investimentos na região tem trazido um crescimento muito grande de turistas, tanto do Estado, da Região Sul e também de fora do Brasil”, destacou Colombo.

Para a revitalização desse trecho de 55 quilômetros, o Governo do Estado vai investir cerca de R$ 15 milhões. “Esse é um dos pontos turísticos mais importantes, não só da Região Serrana, mas de SC. Com esse investimento acredito que a região tende a crescer ainda mais porque trará mais conforto, comodidade e segurança”, comentou o secretário de Estado da Infraestrutura, Valdir Cobalchini.

SC-114

O trecho entre os municípios de São Joaquim e Painel, já estão sendo revitalizados. Serão 55,1 quilômetros com investimentos de R$ 55,7 milhões do Governo do Estado, por meio do Pacto por Santa Catarina. Essa obra inclui acostamentos, alteração de traçado em curvas acentuadas, implantação de faixas adicionais e cinco interseções de acesso. Na área urbana, de portal a portal, serão pavimentados 3,8 Km e estão previstas a construção de ciclovias e calçadas.

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito