Quarenta e seis anos separam os triatletas Adolpho da Silva Mello, 64, e Edmilson Pereira, 18, competidores do Ironman Brasil 70.3, que acontecerá no dia 14 de setembro em Penha. A diferença de idade unirá homens de ferro experientes e iniciantes, demonstrando equilíbrio entre atletas amadores e de elite nesta prova. "Pratico esporte desde jovem e, apesar da vida corrida em São Paulo, tenho reservado algumas horas do dia para treinar para o meio Ironman", afirma o banqueiro Adolpho Mello que faz questão de enfatizar a importância do esporte para manter sua boa saúde aos 64 anos. Esta será sua primeira experiência no Ironman Brasil 70.3, mas o triatleta já participou de duas provas de triathlon este ano no estado de São Paulo. E avisa aos jovens em tom de brincadeira: "Do jeito que estou treinando, em pouco tempo farei parte da equipe de elite". Também animado com a competição, o atleta mais jovem, Edmilson Pereira, natural de Blumenau, dedica-se em tempo integral ao treinamento para o Ironman Brasil 70.3. A organização do Ironman Brasil 70.3 é da Latin Sports, tem co-patrocínio da Track&Field e Brasil Telecom e parceria com a Federação de Triatlo de Santa Catarina, Prefeitura de Penha, ABEE - Associação Brasileira de Esportes Endurance, com apoio do Governo do Estado e Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, por meio do Fundesporte. Os patrocinadores são Gatorade, Beto Carrero World, Power Bar e Trisport.
O percurso de 113 Km corresponde à metade das milhas da competição realizada anualmente em Florianópolis, no mês de maio. O considerado meio Ironman Brasil será uma das três etapas classificatórias da América Latina para o Campeonato Mundial Ford Ironman 70.3, a ser realizado em Clearwater, na Flórida, dia 8 de novembro. Serão distribuídas 70 vagas para a competição nos Estados Unidos.
Segundo Carlos Galvão, diretor da Latin Sports, empresa organizadora do evento, as diferentes gerações se unem em um interesse e paixão em comum, que é o esporte. "No Ironman 70.3, o desafio está sempre presente, independente da idade. A meta é exatamente superar este desafio", explica. O percurso, de 113 Km, é dividido em 1,9 Km de natação, 90 Km de ciclismo e 21,1 Km de corrida. A largada será às 8 horas na Praia da Armação de Itapocorói e os atletas seguirão para terminar o trajeto no Parque Beto Carrero World, principal sede do evento.
A organização do Ironman Brasil 70.3 é da Latin Sports, tem co-patrocínio da Track&Field e Brasil Telecom e parceria com a Federação de Triatlo de Santa Catarina, Prefeitura de Penha, ABEE - Associação Brasileira de Esportes Endurance, Governo do Estado - por meio do Fundesporte, Gatorade, Beto Carrero World, Power Bar e Trisport. A programação completa da prova disponível em www.meioironmanbrasil.com.br.
Local do evento - A cidade de Penha está localizada a 110 Km de Florianópolis, no Litoral Norte do Estado. O município é conhecido por abrigar o maior parque temático da América Latina, o Beto Carrero World, local que ocupa 14 milhões de metros quadrados da Praia da Armação.
A população do município gira em torno de 20 mil, mas pode alcançar 100 mil pessoas durante a temporada de verão. A economia de Penha é aquecida pelo turismo, a pesca e a maricultura, ocupando o primeiro lugar no Brasil no cultivo de marisco, com uma produção que chega a 3.500 toneladas anuais.