Lideranças de municípios que integram a 10ª Região Turística do Estado – Caminhos da Fronteira fizeram uma visita técnica a Treze Tílias, conhecida como a capital catarinense da escultura e por ser a cidade mais austríaca do Brasil. Participaram da atividade, nos dias 11 e 12 de dezembro, representantes de São Miguel do Oeste, Guaraciaba, Barra Bonita, Bandeirante, Dionísio Cerqueira, Santa Helena e Itapiranga.
De acordo com o analista de turismo da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Edgar Tramontim, o objetivo da visita técnica foi mostrar a articulação do setor em diferentes locais, para que os agentes propulsores da atividade conheçam essas experiências e as adaptem nos municípios em que residem. "Não podemos ver visita técnica como um fim, mas como meio", enfatiza.
O essencial, acrescenta Tramontin, é mobilizar inicialmente o turismo regional. "Quando se faz um equipamento de lazer na cidade, como um parque, é para os moradores, que depois vão entender que este pode ser um ponto turístico também", diz.
A partir do que viu e ouviu, a integrante do Conselho Municipal de Turismo de Itapiranga, Ana Pauli, ficou motivada a avançar na organização do setor no seu município, que tem na cultura alemã, nas agroindústrias e no Rio Uruguai potenciais locais de visitação. "Nós temos quase tudo. O que falta é mapear os pontos e organizar", afirma.
Para a secretária de Turismo de Treze Tílias, Dirlei Rofner, todas as cidades são turísticas porque recebem pessoas todos os dias. "O que falta é encontrar o diferencial e trabalhar alguns pontos turísticos principais para que eles sejam bem conhecidos", explica.
A estruturação da 10ª Instância de Governança Regional Caminhos da Fronteira, com o conseqüente fomento de iniciativas locais, visa ampliar a oferta de atrações na região, mirando principalmente a programação de férias dos vizinhos argentinos. Agora, os representantes de cada município têm a missão de disseminar o conhecimento e entusiasmar os agentes locais a investir e se dedicar ao setor, formando um roteiro para toda a região.
Fotos e informações de Liange Gattermann , do jornal Folha do Oeste.
***
Ascom