A exposição traz a interpretação e o olhar urbano sobre a cidade onde se vive, Florianópolis. A técnica usada é a da xilogravura, que se origina de um trabalho de incisão manual feito diretamente sobre uma matriz de madeira. Utilizando instrumentos de corte apropriados (goiva, facas, formões e buris), a matéria é retirada do suporte, deixando visível um contorno de altos e baixos relevos. Seu caráter dominante reside na extração, e não na edição da matéria, subvertendo portando a atitude do artista: os espaços emergem de dentro para fora.
Sobre a Oficina de Gravura
As Oficinas de Arte foram criadas por José Silveira d'Ávila em 1981, na época diretor do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), sediado no prédio da Alfândega, em Florianópolis. A Gravura foi o núcleo inicial, especificamente com pesquisa em litografia, seguida pela xilogravura, o desenho e a tapeçaria.
Atualmente, a Oficina de Gravura, ministrada pelo professor Carlos Roberto Nascimento de Oliveira (Bebeto, é uma das mais procuradas entre as oferecidas gratuitamente pela FCC no CIC. O objetivo das aulas é o de ampliar o conhecimento e o universo percentual da imagem impressa planográfica, possibilitando pesquisa e histórico, técnica plástica. Promover o conhecimento do processo e diferentes técnicas de materiais. Além da xilogravura, são trabalhadas também as técnicas de litografia, gravura em metal e monotipia.
Serviço:
O quê: Exposição Cenas Urbanas
Onde: Espaço expositivo das Oficinas de Arte da Fundação Catarinense de Cultura - Centro Integrado de Cultura (CIC) - Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis/SC
Abertura: 14/12/2013, às 11h.
Visitação: de 15/12/2013 a 31/01/2014, de segunda-feira a domingo, das 8h às 21h.
Entrada gratuita
Informações: (48) 3953-2312
Informações adicionais:
Fernanda Peres
Fundação Catarinense de Cultura
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (48) 3953-2354