A- A A+

Santa Catarina marcou presença na 21ª reunião do Grupo de Trabalho de Turismo Náutico, no Ministério do Turismo, em Brasília. Os dois representantes catarinenses no Grupo de Trabalho de Turismo Náutico Nacional são o consultor da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, Gean Fermino e o presidente da Acatmar, Leandro Mané Ferrari.

Dentre outros destaques, a reunião contou com a presença do catarinense Vinícius Lummertz, Secretário Executivo do Ministério do Turismo e de representantes do Instituto Marinas do Brasil. Além disso, o grupo discutiu a captação do evento internacional World Conference - Icomia (2016) para o Brasil e o calendário e as ações estratégicas para 2014.
Conforme Gean Firmino, o GT Náutico Nacional é fundamental para desenvolver um dos setores dos mais promissores para a economia do país: “Em um momento em que se discute o Novo Plano Diretor de Florianópolis, percebe-se a necessidade de um novo olhar e ações imediatas e efetivas para o Turismo Náutico. O número de cruzeiros marítimos vem caindo a cada temporada devido às dificuldades encontradas nas operações - desde as normativas de contratação dos tripulantes até a infraestrutura nos nossos portos”, destacou.
O representante catarinense lembra ainda que Santa Catarina recebe os melhores eventos do mundo, como a Regata Transat Jaques Vabre, a Volvo Ocean race, a Extreme Sailing Series, Mundial de Jet Waves, de Wind Surf, e é um dos maiores centros de desenvolvimento da náutica no país, com empresas genuinamente nacionais, contando com estaleiros, fábricas de softwares, tecnologia, serviços, acessórios de alto desempenho. Além disso, o estado conta com ações de escolas e universidades que começam a despertar e preparar este mercado. “No entanto, o setor ainda sofre muito com a falta de estrutura para receber embarcações e turistas. Os envolvidos com o setor - profissionais e tomadores de decisão - devem aproveitar o forte apoio do Estado para acelerar as discussões, os estudos e executar encaminhamentos sobre marinas, estações, parques, formação e especialização de mão-de-obra”, destacou.
Em Santa Catarina também existe um Grupo de Trabalho de Turismo Náutico
Como foco imediato, a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte tem o objetivo de impulsionar o GT Náutico Estadual nas ações e planos. O GT Náutico de SC é integrado pelo poder público e pela iniciativa privada, e tem por objetivo apoiar e fomentar este segmento turístico no estado. As reuniões contam com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte por meio da Gerência de Turismo e da Diretoria de Políticas Públicas (PDIL). 
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito