A- A A+

Maior vencedora da história dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), Blumenau precisou esperar por longos seis anos para colocar o sonhado 40º troféu na galeria de conquistas. A agonia acabou neste sábado (30), com a confirmação do título em casa na 53ª edição dos Jasc, no último dia de disputas.

A disputa foi intensa com Itajaí, que repete o vice-campeonato do ano passado, em Caçador, e entra como favorita ao troféu na edição de 2014, quando sediará os 54º Jasc. A cidade litorânea chegou a abrir 49 pontos de frente no início da semana, mas Blumenau foi buscar e na sexta-feira já estava na liderança do quadro, com confortável vantagem. A confirmação da conquista veio no sábado pela manhã, com o troféu no futebol: 3 x 0 sobre Florianópolis no Caça e Tiro Velha Central.

Itajaí ainda mostrou poder de reação levando três dos oito troféus do dia na sequência (tênis de mesa masculino e feminino e o futsal masculino da primeira divisão, em uma emocionante decisão por pênaltis contra Chapecó) e derrubou a desvantagem de 33 para 5 pontos, mas não foi suficiente. Nas últimas disputas, Blumenau tinha confortável vantagem e apenas administrou, com direito a mais dois troféus, no basquete masculino (79 a 71 em Joinville) e no ciclismo, e a dois vices ­_ vôlei masculino (derrota por 3 a 2 para Chapecó) e handebol feminino (derrota na prorrogação para a rival Concórdia: 23 a 22).

No fim, 312 pontos para os campeões contra 266 de Itajaí. Florianópolis foi a terceira colocada (147), Joinville terminou em quarto lugar (137) e Chapecó em quinto, com 104 pontos.

 

Festa no encerramento

Na cerimônia de encerramento dos Jasc 2013, na sequência da conquista do basquete masculino sobre Joinville, no Galegão, muita alegria dos blumenauenses na entrega do troféu de campeão-geral, em homenagem à cidade-sede (réplica da prefeitura municipal) e nome do ex-presidente da Fesporte Edimar de Oliveira Pinto, o Edinho, que morreu no início de 2013. Ao fim da cerimônia, a delegação fez um desfile em caminhão do corpo de bombeiros pelas ruas de Blumenau.

Blumenau, dona de expressiva hegemonia nos Jogos Abertos, não levantava o caneco desde os Jogos de 2007, em Jaraguá do Sul (em 2008, em Pomerode, Timbó e Rio dos Cedros, os Jasc foram cancelados em função da tragédia no Vale do Itajaí). Depois disso, passou a apostar nos pratas da casa e viu Florianópolis conquistar o tetracampeonato (2009 a 2012, sendo que no ano passado, em Caçador, terminou em quarto lugar, pior classificação da cidade em todos os tempos). Sequência que se rompeu neste sábado, com Blumenau, enfim, alcançando a 40ª conquista na história.

 

Classificação final dos Jasc 2013

 

1º Blumenau – 312 pontos

 

2º Itajaí – 266pts

 

3º Florianópolis – 147pts

 

4º Joinville – 137pts

 

5º Chapecó – 104pts

 

6º Criciúma – 84pts

 

7º Rio do Sul – 54pts

 

8º Brusque – 54pts

 

9º Concórdia – 54pts

 

10º Caçador – 45pts

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito