Entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, cerca de 600 propostas oriundas dos 26 Estados e Distrito Federal serão discutidas por quase 2 mil participantes durante a III Conferência Nacional de Cultura (CNC), em Brasília. Santa Catarina será representada por 33 delegados, das seis macrorregiões, que vão defender as 16 propostas definidas na etapa estadual, relacionadas aos eixos implementação do SNC; produção simbólica e diversidade cultural; cidadania e direitos culturais; e cultura e desenvolvimento.
Com o objetivo de alinhar as propostas ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) e ajudar a cumprir as metas do Plano Nacional de Cultura (PNC), a delegação catarinense discutiu na Conferência Estadual, realizada em setembro deste ano em Florianópolis, as proposições norteadoras para serem levadas à Plenária Nacional. Entre a propostas constam a promoção de oficinas e cursos para a implantação dos Sistemas Municipais de Cultura e construção dos Planos Municipais de Cultura de acordo com as diretrizes do SNC e a formação e qualificação técnica aos profissionais do setor cultural e artístico que atuam em âmbito público ou privado.
A Conferência Estadual teve a presença de 514 participantes, vindos das 93 conferências municipais e intermunicipais. A discussão das propostas teve a participação da sociedade civil e governo, com base no tema da III CNC, "Uma política de Estado para a Cultura: Desafio do Sistema Nacional de Cultura", que vai balizar as políticas culturais da União, Estado e Municípios. Todas as propostas estão relacionadas aos quatro eixos da III CNC: implementação do SNC; produção simbólica e diversidade cultural; cidadania e direitos culturais; e cultura e desenvolvimento.
Nacionalmente, as etapas preparatórias reuniram cerca de 450 mil pessoas, envolvendo 3,6 mil municípios em todos os estados e no DF. A edição anterior, em 2010, havia reunido 220 mil participantes.
O documento com todas as propostas está disponível no site da SOL - clique aqui.
Carla Coloniese
Ascom