A- A A+

A cidade de Blumenau está mais agitada nesta semana. O motivo é a realização da 53ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina – Jasc 2013. Durante 10 dias, quase cinco mil atletas de 81 municípios participam de competições em 26 modalidades esportivas. E a população da cidade só tem a ganhar.

Foto: Marcelo Martins

O Governo do Estado disponibilizou ao município R$ 1,5 milhão para investir em obras e melhorias. Segundo a prefeitura, um dos principais legados que a vinda dos Jasc deixa para a comunidade, é a pista de BMX (ciclismo), construída especialmente para o evento. Ginásios, parques, demais estruturas esportivas, bem como 31 escolas também passaram por melhorias para receber as competições.

Segundo o presidente da Comissão Central Organizadora dos Jasc, Sérgio Galdino, as delegações optam por comprar alimentos nos supermercados de Blumenau, e além disso, nas horas livres, buscam conhecer o comércio da cidade, principalmente no shopping e na rua XV de Novembro. "Um movimento econômico que pode ultrapassar os R$6 milhões está sendo calculado, a partir da vinda de cerca de 4,7 mil atletas e 2,4 mil dirigentes e pessoas de apoio de 81 cidades catarinenses e também do turismo que a realização da competição deve gerar, explicou.

Em função da realização dos Jasc, no Parque Vila Germânica, alguns lojistas aumentaram o quadro de funcionários e estenderam o horário de funcionamento noturno. Para o presidente da Associação de Lojistas di Parque Vila Germânica, Valmir Zanetti, a estimativa é de um incremento de 10% no movimento local. “Além disso, com a realização dos Jasc, Blumenau está numa vitrine. Dirigentes de associações esportivas e empresariais de outros estados estão aqui avaliando a capacidade que a cidade tem para trazer novas competições esportivas de grande porte para a cidade”, destacou.

 

--

Raquel Santi

Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte

(48) 3665 7436

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito