Inicia hoje, 14, e segue até domingo, 17, na arena do trapiche da Beira-Mar Norte, o Ato 8 do Extreme Sailing Series. Após passar pelo mundo inteiro, a cidade de Florianópolis sedia a oitava e última etapa da competição. Na capital catarinense será definido o campeão do Circuito, com provas disputadas a beira do mais famoso cartão postal da cidade: a Ponte Hercílio Luz. O circuito mundial de regatas já percorreu seis cidades, entre os meses de março e novembro de 2013. São elas: Muscat (Omã), Singapura, Qingdao (China), Porto (Portugal), Cardiff (País de Gales - Reino Unido), Nice (França).
Fotos: Saul Oliveira/SOL/ASCOM
O Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky, esteve presente na abertura oficial, e juntamente com o prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Jr., acionou a buzina que deu a largada para a primeira regata, às 14 horas. Estão previstas até oito regatas em cada um dos quatro dias. No domingo a pontuação das oito equipes vai apontar o campeão do Extreme Sailing Series de 2013.
Para o Secretário Valdir Walendowsky o evento fomenta a prática do esporte náutico, projeta o Estado e a Cidade como destinos turísticos, além de divulgá-los em nível mundial.
O Estado e o Município já sinalizaram o interesse em continuar recebendo o evento nos próximos anos.
A Mais Brasil Esportes e OC Sports são as promotoras e organizadoras do Extreme Sailing Series. Florianópolis é um cenário perfeito para esse tipo de evento, destaca Carlos Alberto Col, CEO da Mais Brasil Esportes. Ele explica que a arena do Extreme Sailing Series foi totalmente pensada para atrair um grande público para os dias de competição em Florianópolis, com entrada gratuita. Carlos destaca a centralidade dada ao público no evento: “Os veleiros ficam próximos e as pessoas podem entender o que acontece, já que o narrador vai explicando as regras”.
O Ato 8 Florianópolis do Extreme Sailing Series é o último evento da temporada 2013 de um circuito mundial da OC Sport. A organização da etapa brasileira está sob a responsabilidade da Mais Brasil Esportes, com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Fesporte.
Extreme Sailing Series
O campeonato possui um formato exclusivo para que as melhores equipes da vela mundial possam competir de forma igualitária a bordo de um catamarã Extreme-40. O veleiro tem 40 pés de comprimento (12 metros) e chega a atingir velocidade em torno de 60 km/h. São oito equipes dos países envolvidos, com cinco tripulantes cada, além de um convidado, que tem o privilégio de embarcar e competir durante as regatas. Os fãs da vela em todo o mundo podem acompanhar a transmissão do evento ao vivo pela TV.
O local terá uma série de opções de entretenimento durante todo o dia, incluindo música, barracas de comida, um DJ, comentários ao vivo em inglês e português ao longo das corridas, uma academia ao ar livre, exibição de carros da Range Rover, bem como uma área dedicada às crianças.
Ana Paula Flores
ASCOM - Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte
(48) 3665-7435