O clima de Natal chegou para ficar no Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa, administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no centro de Florianópolis, com a abertura oficial da exposição coletiva Presépios Brasileiros. A agenda cultural inclui ainda a primeira exposição do presépio de Jone Cezar de Araújo, premiado em 2005 em Roma, na Itália, na 30ª Mostra Mundial Dei 100 Presepi, onde concorreu com obras de 35 países.
Divulgação FCC
A programação integra as festividades pelos 40 Anos de História Natural e Artesanal da Praça XV. A mostra vai até o dia 6 de janeiro de 2014, nos espaços expositivos do Museu.
Iniciada na UFSC pelo historiador e folclorista Franklin Cascaes, a tradição de confeccionar um presépio rústico em tamanho natural foi levada para a praça central na década de 1970, por incentivo do museólogo Gelci Coelho, o Peninha, que queria tornar pública a arte presepista de Cascaes. Após a morte do pesquisador catarinense, em 1983, Peninha continuou o projeto e, a partir de 1994, Jone Cezar de Araújo assumiu.
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC