A secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte quer ampliar a oferta de produtos turísticos em Santa Catarina direcionados ao público com 60 anos ou mais, acompanhando tendência nacional estimulada pelo programa Viaja Mais Melhor Idade, do Governo Federal. O assunto foi discutido nesta semana com profissionais de diferentes áreas da secretaria, em Florianópolis.
Ao propor o aumento e a diversificação dos produtos turísticos para idosos, aposentados e pensionistas, o Estado aposta no aquecimento deste segmento de mercado principalmente nos períodos considerados baixa temporada, visando atingir uma ocupação entre 70% e 80% dos meios de hospedagem. “Faremos o possível para viabilizar esta proposta com os parceiros. Pela diversidade de cenários existente em Santa Catarina, temos certeza que a oferta de pacotes e produtos turísticos direcionados à melhor idade irão aumentar o movimento de turistas em todas as regiões”, afirma o secretário Valdir Walendowsky.
Na semana passada o Ministério do Turismo (MTur) realizou, em Brasília, o primeiro encontro com representantes de 15 estados para explanar sobre as novidades da segunda edição do programa, lançada em setembro, como a possibilidade de financiar a viagem em até 48 parcelas com o Banco do Brasil ou Caixa Econômica. “Além disso, para o público alvo o desconto nos pacotes, hospedagem ou passeios deve ser de no mínimo 20%, e valer para pelo menos um acompanhante, que pode ter menos de 60 anos”, acrescenta a analista de turismo da secretaria Luana Emmendoerfer, que participou do evento.
Para participar do Viaja Mais Melhor Idade as operadoras deverão estar inscritas regularmente no Cadastur e vinculadas a uma entidade representativa parceira do MTur, como Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagem) e Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo). As prestadoras de serviço que aderem ao programa ganham com a divulgação e venda de seus pacotes e serviços.
Carla Coloniese - Ascom
Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte