Um dos mais importantes eventos do gênero teatral no Brasil começa nesta quarta-feira, dia 02, e continua até sábado, 05, no Pequeno Teatro da Sociedade Cultural e Artística (Scar), em Jaraguá do Sul.
O 13º Festival de Formas Animadas e o 10º Seminário de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas são realizados pela Scar em parceria com a Universidade do Estado de SC (Udesc) e patrocínio do Governo do Estado, da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte por meio do Funcultural. Pela primeira vez em 13 anos, as atrações nacionais e internacionais da mostra não competitiva são totalmente gratuitas. A retirada de ingressos deve ser feita antecipadamente na secretaria da Scar.
Em sua décima edição, o Seminário de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas ocorre juntamente com o festival realizado desde 2001 na cidade do norte do Estado. Em parceria com a SCAR, a UDESC reúne produtores, artistas e pesquisadores especialistas, promovendo a discussão sobre este gênero artístico, com trabalhos de pesquisa que depois são reunidos na revista “Móin-Móin” – uma das únicas publicações em circulação no Brasil sobre o assunto.
A programação este ano tem como tema “Crises e transformações no teatro de títeres na América Latina”, com o objetivo de conhecer e debater os contextos culturais e suas relações com as transformações que ocorrem atualmente no teatro de formas animadas na América Latina, e refletir sobre mudanças provocadas por artistas nesta linguagem.
Durante o seminário ocorre o lançamento de mais duas edições da revista, abordando como temáticas de artigos “Encenação teatral” e “Teatro de títeres na América Latina”. A coordenação do seminário é do professor Valmor Níni Beltrame, do Centro de Artes da Udesc, e do produtor cultural e vice-presidente da SCAR Gilmar Moretti.
As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações pelo telefone (47) 3275-2477 e no site www.scar.art.br.
Programação do festival
Quarta-feira
Horário: 9 horas
Onde: pequeno teatro (Scar).
Peça: O Periquito Salomão, da Cia Alma Livre (Jaraguá do Sul).
Horário: 14 horas.
Onde: pequeno teatro (Scar).
Peça: O Carteiro, da Essaé Cia. de Teatro e Dança (Joinville).
Horário: 17h30
Onde: terminal urbano (av. Getúlio Vargas).
Peça: Caixas de Lambe-Lambe, da Cia. Alma Livre (Jaraguá do Sul).
Horário: 20 horas
Onde: pequeno teatro (Scar).
Peça: Los Manipulados, da Carlos Martinez (Argentina).
Dia 3
Horário: 9 e 14 horas
Onde: pequeno teatro (Scar).
Peça: Ovo de Beija-Flor, da Corporación La Fanfarria (Colômbia).
Horário: 17h30
Onde: terminal urbano (av. Getúlio Vargas).
Peça: Caixas de Lambe-Lambe, da Cia Alma Livre (Jaraguá do Sul).
Horário: 20 horas
Onde: pequeno teatro (Scar).
Peça: Tropeço, da Tato Criação Cênica (Curitiba) - espetáculo adulto.
Dia 4
Horário: 9 e 14 horas
Onde: grande teatro (Scar).
Peça: Cocô de Passarinho, da Cia. Noz de Teatro (São Paulo).
Horário: 17h30
Onde: terminal urbano (av. Getúlio Vargas).
Peça: O Padeiro e o Diabo, da Bonecos La Pollila (Peru).
Horário: 20 horas
Onde: pequeno teatro (Scar).
Peça: O Princípio do Espanto, da Cia. Morpheus Teatro (São Paulo).
Dia 5
Horário: 10 horas
Onde: praça Angelo Piazera.
Peça: Praga de Mãe, da Cia. Menestrel Fazê-Dô (Lages).
Horário: 14 horas
Onde: pequeno teatro (Scar).
Peça: Ovo de Beija-Flor, da Corporación La Fanfarria (Colômbia)
Horário: 20 horas
Onde: grande teatro (Scar).
Peça: Otelo, da Cia. Viajeinmóvil (Santiago, Chile) - espetáculo adulto.
Programação do seminário
Dia 2, quarta-feira
11:00 – Abertura da Exposição dos Banners sobre projetos de pesquisa, extensão e ações de Grupos de Teatro; 13:30 – Apresentação e discussão das pesquisas e estudos na modalidade de banner/cartaz; 15:00 – Abertura oficial do Seminário; 15:30 - Palestra – “Títeres prehispánicos de Mesoamérica: una página de la Historia del Teatro de Muñecos en América Latina” – Daniel Alejandro Jara Villaseñor (Venezuela); 16:30 – Debate - Mediação: Professor Dr. José Ronaldo Faleiro; 17:30 - Lançamento da Revista Móin-Móin N. 10 e 11
Dia 3, quinta-feira
11:00 e 13:30 – Apresentação e discussão das pesquisas e estudos na modalidade de banner/cartaz; 15:00 - Palestra – “Crisis y transformaciones en el Teatro de Títeres en Chile” - Carmen Luz Maturana (Chile); 15:45 - Debate - Mediação: Professor Dr. Valmor Beltrame; 16:10 - Intervalo; 16:30 – Palestra “Crisis y transformaciones en el Teatro de Títeres en Argentina” – Carlos Martinez (Argentina); 17:15 - Debate - Mediação: Professor Dr.Valmor Beltrame
Dia 4, sexta-feira
11:00 e 13:30 – Apresentação e discussão das pesquisas e estudos na modalidade de banner/cartaz; 15:00 – Palestra “La estética de los títeres en Bogotá” – Carlos Cárdenas (Colômbia); 15:45 - Debate – Mediação: Professor Paulo Balardim; 16:10 - Intervalo; 16:30 – Palestra – “Crises e transformações no Teatro de Animação no Brasil” – Humberto Braga (Brasil); 17:15 – Debate - Mediação: Professor Paulo Balardim
Dia 05-10-2012 (sábado)
14:00 - Reunião com o Conselho Editorial da Revista Móin-Móin e convidados; 15:00 – Mesa Redonda: “Desafios e Perspectivas para o Teatro de Bonecos no Brasil e na América Latina” - Humberto Braga (Rio de Janeiro) e Kaise Helena Ribeiro (Brasília); “Registro do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste como Patrimônio Cultural” - Susanita Freire (Rio de Janeiro); Perspectivas para o teatro de Títeres na América Latina; 15:45 - Debate - Mediação: Professor Dr. Valmor Beltrame; 16:10 - Intervalo; 16:30 – Mesa Redonda: “Pesquisa sobre o trabalho do ator no Teatro de Formas Animadas” - Prof. Dr Mario Piragibe (Uberlândia), “Manipulações: entendimentos e usos da presença e da subjetividade do ator em práticas contemporâneas no teatro de animação no Brasil” - Prof. Dr. Paulo Balardim (Florianópolis), “Os desdobramentos do ator, do objeto e do espaço”; 17:15 – Debate - Mediação: Professor Dr. José Ronaldo Faleiro; 18: 00 - Encerramento e Avaliação.
Ana Paula Flores
ASCOM - Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte
(48) 3665-7435