Na terceira edição do Programa Rumo à Vitória, 60 atletas catarinenses receberam recursos da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) por meio do Fundesporte. Com o programa, o Estado disponibilizou R$ 778 mil em 2013. Os recursos serão utilizados pelos atletas para inscrições em campeonatos, passagens aéreas e na compra de materiais esportivos.
Foto: Saul Oliveira/SOL/ASCOM
Um dos atletas beneficiados é Roberto Lago da Veiga, do Kitesurf. Para ele, o auxílio do governo é fundamental para que os esportistas possam se programar e elevar o nível de atuação profissional. “Os patrocínios no Brasil estão cada vez mais difíceis, por isso a ajuda do estado é tão importante para os competidores”, afirmou. Entre os principais títulos, Roberto conquistou o 5º lugar no Campeonato Sul-Americano de Kitesurf em 2012 e foi campeão brasileiro em 2002.
O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Beto Martins, destacou o papel do Governo do Estado na formação de ídolos e no incentivo à prática de esportes. “Queremos construir uma nova consciência e oferecer um novo caminho para que os atletas de Santa Catarina aperfeiçoem as técnicas e representem o estado em competições nacionais e internacionais”, afirmou.
Para o presidente da Fesporte, Erivaldo Caetano Jr., um dos principais méritos do Programa Rumo à Vitória é a variedade de modalidades esportivas contempladas. “É muito bom ver um público tão diversificado”, ressaltou.
O presidente do Conselho Estadual de Desportos, Alexandre Monguilhott, afirmou que a utilização de recursos públicos com responsabilidade pode trazer bons resultados. “Um bom exemplo é essa ação, que promove o atleta e potencializa tudo que o esporte representa na vida das pessoas”, destacou.
Número de atletas contemplados por modalidade:
Atletismo: 5 atletas
Ginástica rítmica: 1 atleta
Hipismo: 3 atletas
Karatê: 14 atletas
Kitesurf: 1 atleta
Motocross: 1 atleta
Mountain bike: 2 atletas
Natação: 7 atletas
Orientação: 1 atleta
Patinação: 1 atleta
Surf: 5 atletas
Tênis: 9 atletas
Triathlon: 6 atletas
Vela: 3 atletas
Xadrez: 1 atleta
Raquel Santi
Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte
(48) 3665 7436