O presidente da Santur, Valdir Walendowsky, e a diretora de Políticas de Integração do Lazer, Elisa Wipes de Liz, participaram da reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), realizada durante a 41º Feira das Américas - ABAV. Um dos assuntos levantados pelos representantes de diversos estados é a dificuldade encontrada para obter recursos do Ministério do Turismo para a execução de projetos estaduais. Outro ponto discutido durante o encontro é o alto valor das taxas de embarque e taxas de conexão no Brasil, que prejudicam o setor turístico.Foto: Saul Oliveira/SOL/ASCom
A reunião contou com a presença de representantes da Embratur, que pediram aos estados que participem de reuniões e eventos internacionais, divulgando a imagem dos estados e consequentemente do Brasil como destino turístico. Na ocasião, o presidente da Santur fez um apelo para que a Embratur trabalhe institucionalmente a vinda de turistas argentinos para Santa Catarina. “Precisamos facilitar a vinda desses visitantes, já que algumas medidas adotadas pelo país vizinho podem prejudicar a chegada de turistas durante a temporada de verão”, afirmou.
Outra questão levantado pelo presidente da Santur é a realização do Seatrade Latin America em Santa Catarina em 2014. A vinda do evento de turismo náutico para o estado depende da desistencia formal do Rio de Janeiro. “Estamos apenas aguardando uma posição oficial para garantir que alguma das cidades do litoral catarinense sedie esse importante encontro internacional”, ressaltou.