A- A A+

Representantes de diferentes municípios do Rio Grande do Sul participaram da reunião quinzenal do Conselho Estadual de Turismo, realizada nesta quinta-feira, 27 de agosto, na Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte . Na ocasião, pediram o apoio dos conselheiros para sensibilizar os governadores dos dois estados para que se conclua a rota denominada Caminhos da Neve.

Foto: Saul Oliveira/SOL/ASCOM

A ideia é que o roteiro comece em Gramado (RS) e termine em Florianópolis (SC), passando, entre outras rodovias, pela ERS 235, ERS 110 e SC 430, até chegar em Bom Retiro (SC), onde começa a ligação até Florianópolis através da BR 282. O trecho teria aproximadamente 400 quilômetros e fomentaria a economia de pelo menos 30 municípios gaúchos e catarinenses. No entanto, segundo o vereador de Bom Jesus (RS), Jaziel Pereira, para que isso aconteça é preciso terminar as obras de pavimentação das rodovias, construir pontes e melhorar o acesso aos municípios. “Além de ser uma importante ferramenta turística, a rota Caminhos da Neve vai melhorar muito a economia. Produtores de maçã, madeira e vinhos dos dois estados poderiam se beneficiar com a conclusão das obras. Hoje, os caminhões não conseguem passar pelas estradas para transportar os produtos, o que traz muitos prejuízos a todos”, explicou.

O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte Beto Martins entende que a conclusão das obras é necessária. “Precisamos intensificar esse projeto que é fundamental para o turismo nos dois estados”, destacou. Da mesma forma, o presidente do Conselho Estadual de Turismo, Ivan Cascaes, manifestou interesse em colaborar com o projeto. “Não vamos medir esforços para que o Caminho das Neves seja concluído. Entendemos que com essa obra haverá geração de riquezas e uma consequente melhora da qualidade de vida dos cidadãos”, afirmou.

Regionalização do Turismo

Em seguida, foi apresentado ao conselho a atualização do Mapa de Regionalização do Turismo de Santa Catarina, processo realizado pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, por meio da Diretoria de Políticas Integradas do Lazer (PDIL). O novo mapa está alinhado às diretrizes do Programa Nacional de Regionalização do Turismo, do Governo Federal, e agrega municípios em dez regiões: Caminho dos Cânions, Caminhos da Fronteira, Costa Verde Mar, Encantos do Sul, Grande Florianópolis, Grande Oeste, Serra Catarinense, Vale do Contestado e Vale Europeu.

Neste momento, foram habilitados para compor o novo mapa os municípios que atenderam alguns critérios, como ter um órgão de turismo instituído e a oferta de produtos turísticos que possam ser comercializados. Futuramente, outras cidades do Estado podem passar a integrar o mapeamento, desde que atendam os requisitos do Programa, criado pelo Ministério do Turismo com uma diretriz estruturante, com o objetivo de potencializar a oferta de produtos regionalmente e de forma integrada.

Fonte: Assessoria de Comunicação - SOL

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito